Poucos meses depois de desbancar o Egito na final da Copa de Nações Africanas, o Senegal confirmou vaga na Copa do Mundo. Novamente nos pênaltis, a equipe senegalesa bateu o Egito e conseguiu a classificação para o Mundial depois de vencer por 1 a 0 no tempo normal, gol de Dia. Sadio Mané, craque do Liverpool e que bateu o pênalti decisivo na final da CAN, repetiu a dose e converteu a cobrança que garantiu a vaga senegalesa na Copa.
O Egito chegou para o jogo desta terça-feira (29) com a vantagem de ter vencido o primeiro jogo por 1 a 0 e poderia jogar pelo empate. Contudo, logo aos dois minutos de jogo, Senegal acabou com a vantagem egípcia. Em cobrança de falta, Dia aproveitou bate-rebate na área e empurrou para as redes para abrir o placar e empatar tudo.
Roteiro parecido
Assim como na final da Copa Africana de Nações e no jogo de ida do duelo por uma vaga na Copa, o jogo seguiu equilibrado e sem muitas chances reais de gol. Por jogar em casa, Senegal dominou a posse de bola e criou mais, mas pecou na hora de definir. Apostando nos contra-ataques e com Salah bem marcado, o Egito sofreu para criar chances.
Na etapa final, as equipes foram um pouco mais conservadoras, afinal, quem tomasse o gol poderia ficar de fora da Copa do Mundo. A medo de perder tirou a vontade de ganhar e o jogo ficou morno. Com o 1 a 0 persistindo até o apito final, a partida foi para a prorrogação em Dakar.
Prorrogação
No tempo extra, o Egito teve um herói para se manter na briga por uma vaga na Copa do Mundo: Mohamed El Shenawy. O goleiro da seleção egípcia fez duas defesas milagrosas no primeiro tempo da prorrogação para evitar o pior. Na etapa final do tempo extra, novamente o conservadorismo das equipes fez com que o resultado continuasse o mesmo e a decisão ficou para os pênaltis.
Penalidades
Nas primeiras cobranças, Koulibaly e Salah, dois jogadores de grandes clubes europeus, desperdiçaram para Senegal e Egito, respectivamente. Ciss e Zizo também perderam suas cobranças e 0 a 0 permaneceu até a terceira rodada de batidas.
Ismaila Sarr, Dieng converteram para Senegal, Solia fez para o Egito, mas Mostafa Mohamed perdeu. Na batida decisiva, Mané, assim como na final da Copa das Nações, colocou na rede e encheu Senegal de alegria. Passaporte carimbado para o Qatar.