Que uma guerra movimenta um país inteiro e às vezes o mundo não é novidade. Os impactos dos conflitos políticos na sociedade também são conhecidos: miséria, desigualdade social e fome, por exemplo. Lá no final desta pirâmide de prioridades está o futebol, que é tão influenciado pela guerra quanto os outros setores.
O jogo entre Brasil e Haiti, em 2004, é um bom exemplo. O país da América do Norte assolado por um conflito recebeu a Seleção Brasileira — então campeã da Copa do Mundo de 2002 e da Copa América de 2004 — e parou.
Por conta do perigo, os jogadores acabaram sendo transportados em tanques de guerra e caminhões militares. Milhares de haitianos lotaram as ruas para recepcionar os brasileiros. O resultado pouco importou. O futebol trouxe um pouco de conforto — mesmo que de maneira momentânea — para a população.
Ouça o episódio #24
O podcast
O Bergamota Mecânica é um podcast apresentado por três integrantes da equipe de esportes de GZH. Entre teses, bom humor e com duração média de 45 minutos — um tempo de jogo — o trio tenta mostrar e provar que futebol também é cultura.