A Seleção Brasileira fechou seu expediente em Sochi com o último treino antes da viagem para Kazan, na manhã desta quinta-feira (5). O volante Paulinho foi preservado e fez apenas trabalhos regenerativos — nem mesmo chuteiras calçou. Apareceu no gramado do Estádio de Sochi de tênis e, na janela de 15 minutos à imprensa, enquanto os demais aqueciam e faziam roda de bobinho, Paulinho conversava à beira do gramado com o diretor de seleções, Edu Gaspar, e com o fisioterapeuta Bruno Mazziotti.
O volante está confirmado para enfrentar a Bélgica, nesta sexta-feira, às 15h (horário de Brasília), em Kazan. A preocupação da comissão técnica é com seu desgaste físico. Em todos os quatro jogos da Copa ele fo substituído no segundo tempo. Nos três primeiros, antes dos 23 minutos. Contra o México, apesar do forte calor em Samara, saiu aos 35. Seu substituto imediato, Fernandinho, será titular na sexta por conta da suspensão de Casemiro.
O preparador físico Fábio Mahseredjian adota cuidados especiais com Paulinho. Ele foi um dos jogadores que se apresentaram a Tite com o maior desgaste neste final de temporada europeia. O cansaço é motivado pela ausência de férias, já que trocou em 2017 o futebol chinês, cujo calendário é de março a dezembro, pelo Barcelona e emendou uma temporada na outra.