Além de ser o primeiro tricampeão, o primeiro tetracampeão e o único pentacampeão da Copa do Mundo, o Brasil ainda ostenta outras conquistas invejáveis. Desde o primeiro Mundial, em 1930, no Uruguai, é a única seleção que participou de todas as edições.
Mais do que isso: desde 1994, quando conquistou o tetra nos Estados Unidos, o Brasil é a única seleção que sempre chegou pelo menos até as quartas de final. E, por três vezes, conseguiu avançar. Em 1998 chegou à final, quando perdeu para a anfitriã França. Na Copa seguinte, com Ronaldo Fenômeno inspirado, bateu a Alemanha por 2 a 0 e conquistou o penta. Em 2014, avançou até a semifinal e o restante da história vocês sabem. Veio os 7 a 1 e o maior fracasso brasileiro.
As derrotas nas quartas de final aconteceram em 2006 e 2010. Primeiro para a França, quando perdeu por 1 a 0 naquele polêmico gol de Thierry Henry em que Roberto Carlos ficou arrumando as meias na entrada da área. Quatro anos depois, na mesma fase, a Seleção foi derrotada para a Holanda por 2 a 1 de virada.
No Mundial anterior ao do tetracampeonato, em 1990, o Brasil perdeu nas oitavas de final por 1 a 0 para a Argentina. O hermanos foram até a final, mas acabaram derrotados para a Alemanha.