No sétimo dia de Copa do Mundo, após 20 partidas disputadas, duas seleções se garantiram nas oitavas de final da Copa do Mundo e três confirmaram que não vão além fase de grupos, o que permite projetar com menos imprecisão alguns confrontos do mata-mata. No Grupo A, avançam Uruguai e Rússia, ambas com dois jogos e seis pontos conquistados.
Nas duas primeiras rodadas, a Celeste bateu Egito e Arábia Saudita por 1 a 0. Já a anfitriã aplicou 5 a 0 nos sauditas e 3 a 1 na seleção egípcia. Na última rodada, uruguaios e russos jogam pela liderança da chave A de olho no Grupo B, que tem Portugal, Espanha e Irã ainda vivos.
Caso a fase classificatória terminasse hoje, a Rússia enfrentaria Portugal, do artilheiro Cristiano Ronaldo. Já o Uruguai, de Suárez, jogaria contra a Espanha nas oitavas de final. O Irã, hoje terceiro colocado no Grupo B, depende somente de suas forças para se classificar, mas a tarefa é árdua: terá de vencer os portugueses e, assim, decretar o adeus precoce de CR7 do Mundial.
Além de Egito e Arábia Saudita, já está definido que Marrocos entrará em campo na última rodada apenas para cumprir tabela, já que perdeu para Portugal e Irã por 1 a 0.