A Seleção Brasileira se recuperou do frustrante empate contra a Suíça na estreia e, com duas vitórias, foi a sete pontos e assegurou a primeira colocação no Grupo E. Ficar em primeiro, porém, não garante ao time de Tite um caminho mais tranquilo até o tão sonhado hexacampeonato. Das equipes já classificadas para a próxima fase, outras três campeãs mundiais estão na chave brasileira.
Mesmo que tenha se livrado do confronto contra a Alemanha nas oitavas de final – o adversário será o México, às 11h de segunda-feira (2), em Samara – o Brasil tem França, Argentina, e Uruguai no caminho até a final. Nesta quinta (28), a Inglaterra pode garantir o primeiro lugar do Grupo G e ser a quinta seleção campeã do mundo no chaveamento.
Além disso, a tabela tem Portugal de Cristiano Ronaldo (que enfrenta o Uruguai nas oitavas) e, caso a Inglaterra fique de fora, a badalada geração belga, dona de uma das melhores campanhas até aqui na competição – são duas vitórias e oito gols marcados em dois jogos.
Com isso, se conseguir superar o México, a Seleção deverá enfrentar Inglaterra ou Bélgica nas quartas e França, Argentina, Uruguai ou Portugal na semifinal.
Em termos de tradição, o outro chaveamento parece mais fraco. Das seis seleções classificadas para as oitavas de final, apenas a Espanha já foi campeã. Entre os outros cinco, os suecos são os que foram mais longe em uma edição da Copa do Mundo, ficando com o vice-campeonato de 1958.