A Seleção Brasileira estreia na Copa do Mundo neste domingo (17). A partir das 15h, encara a Suíça em Rostov pela primeira rodada do Grupo E. Confira todos os detalhes do primeiro jogo do Brasil no torneio na Rússia.
Quando, como e onde ver
A primeira partida da Seleção será na Arena Rostov, em Rostov, na Rússia. A partida começa às 15h de domingo e é o segundo jogo do Grupo E no Mundial, depois de Sérvia x Costa Rica. A partida terá transmissão da TV Globo, SporTV e Fox Sports. A Rádio Gaúcha abre a transmissão às 14h. GaúchaZH acompanha a partida em tempo real pelo site e pelos aplicativos GaúchaZH, Tricolor GZH e Colorado GZH.
Histórico bom em estreias
Diante da Suíça, a Seleção Brasileira quer manter um histórico favorável em seu primeiro jogo no Mundial. O Brasil perdeu o jogo de abertura da sua campanha apenas duas vezes, em 1930 (2 a 1 para a Iugoslávia) e em 1934 (3 a 1 para a Espanha). Na Copa passada, abriu a participação vencendo a Croácia por 3 a 1 na Arena Corinthians.
O primeiro jogo de Tite em Copas
O técnico Tite chega ao Mundial com moral. Em 21 jogos no comando da Seleção Brasileira, conseguiu 17 vitórias, três empates e apenas uma derrota. O único revés foi em um amistoso diante da Argentina, em junho do ano passado. Em jogos oficiais, foram 10 vitórias e dois empates em 12 compromissos. Agora, Tite viverá o ambiente da Copa do Mundo pela primeira vez. O treinador já participou de uma competição organizada pela Fifa em 2012, quando conquistou o Mundial de Clubes pelo Corinthians. Tite mandará a campo Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Philippe Coutinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus.
O esquema suíço
Apesar do estigma de ser uma seleção defensiva, a Suíça tem se esforçado recentemente para jogar um futebol mais ofensivo - ou pelo menos que tenha controle de bola suficiente para não ter que apenas sobreviver a pressões adversárias. O time do técnico Vladimir Petkovic tem no meia Xherdan Shaqiri o seu centro técnico. A equipe joga com base no 4-2-3-1, mas tem uma variação para o 4-1-4-1 em momentos durante os jogos. A formação deve ter: Yann Sommer; Lichtsteiner, Fabian Schär, Manuel Akanji (Johan Djourou) e Ricardo Rodríguez; Granit Xhaka, Valon Behrami, Blerim Dzemailli, Xherdan Shaqiri e Steven Zuber; Haris Seferovic.
O maior teste da primeira fase
Logo de cara, a Seleção Brasileira enfrenta o seu adversário mais difícil na fase de grupos da Copa. A Suíça disputou com Portugal uma vaga nas Eliminatórias e, apesar de ter ficado em segundo na chave, teve um desempenho satisfatório e conseguiu a vaga ao bater a Irlanda do Norte na repescagem. Os suíços estão em sexto lugar no ranking da Fifa - o Brasil está em segundo. A Costa Rica é o 23°, enquanto a Sérvia está em 34°. Se vencer a Suíça, o Brasil terá o caminho aberto para terminar a primeira fase com 100% de aproveitamento.