Em roteiro de 17 dias, equipe do Grupo RBS conheceu a base onde a Seleção ficará hospedada na Rússia, as cidades que receberão o Brasil na primeira fase e as possíveis sedes caso o time de Tite avance até a final da Copa.
Saiba mais sobre o palco do primeiro jogo do Brasil na Copa da Rússia, contra a Suíça, em 17 de junho, às 15h.
Se Sochi lembra o Brasil pelo clima, o local do primeiro jogo da Seleção na Copa guarda semelhanças positivas e negativas com o nosso país.
Cidade mais desenvolvida do sul da Rússia, Rostov-on-Don tem 1,2 milhão de habitantes que veem a estrutura da região sendo remodelada para a Copa. No que se parece com a gente? Em quase tudo, para o bem e para o mal.
Para começar, o estádio que vai receber Brasil x Suíça daqui a poucos meses ainda não está pronto. Construída pelo governo, a moderna Arena Rostov está sem os acabamentos.
Na parte de dentro, falta colocar algumas cadeiras e finalizar os vestiários, acessos ao gramado e as áreas de imprensa.
No lado de fora, o caminho para os torcedores está longe de ficar pronto. A conclusão dos trabalhos é prevista para março de 2018 e a inauguração, para 1º de abril, em partida do FC Rostov pelo Campeonato Russo.
Outra semelhança ruim com o Brasil é que a cidade não apresenta boa estrutura de transporte público. Não tem metrô e o trânsito é pesado nas principais avenidas. No entanto, o recém-inaugurado Aeroporto Platov e o inverno não tão rigoroso a ponto de provocar mais atrasos são garantias de que as obras espalhadas por Rostov vão ficar prontas para a Copa.
A primeira parada de nossa Seleção na Rússia também lembra o Brasil por aspectos positivos. Passeando por lá, pode-se facilmente imaginar os brasileiros invadindo as praias às margens do Rio Don para curtir os bares e praticar esportes de areia durante um verão com temperatura superior a 30ºC.
Ou então fazendo compras no imenso Shopping Gorizont (Horizonte em português), na mais congestionada avenida de Rostov. E ainda, é claro, tomando conta dos bares noturnos na intensa e diversificada Rua Maksima Gork'Ogo, que muito se parece com a Padre Chagas em Porto Alegre.
Com esse cenário, ficou claro que a cidade do primeiro jogo da Seleção na Rússia não vai deixar os brasileiros sentirem saudades de casa.