Em roteiro de 17 dias, equipe do Grupo RBS conheceu a base onde a Seleção ficará hospedada na Rússia, as cidades que receberão o Brasil na primeira fase e as possíveis sedes caso o time de Tite avance até a final da Copa.
Saiba mais sobre o palco do terceiro jogo do Brasil na Copa da Rússia, contra a Sérvia, em 27 de junho, às 15h.
O sonho de Tite e de todos os brasileiros é ver o Brasil jogando em Moscou no dia 15 de julho de 2018, na final da Copa do Mundo.
Pois o sorteio do dia 1º de dezembro colocou a capital russa na rota da Seleção no fechamento da primeira fase.
Não será no histórico Luzhniki (o estádio em destaque na foto ao lado), que vai sediar a decisão, mas na moderna arena multiuso que pertence ao Spartak.
Como recebe jogos praticamente todas as semanas e também sediou a Copa das Confederações, a Arena Otkrytie está pronta para o Mundial.
Fica no noroeste de Moscou e tem fácil acesso de metrô ou de carro. Está na mesma região do complexo chamado de Crocus City, com outro ponto estratégico da Copa, o IBC, o centro de transmissões de imprensa.
Na capital russa, os brasileiros vão encontrar, mais do que em qualquer outro lugar do país, uma mistura da herança soviética com a Rússia atualmente capitalista. O centro do poder em Moscou é um exemplo disso.
Ao lado dos históricos Palácio do Kremlin, da Praça Vermelha, da Catedral de São Basílio e do Mausoléu de Lenin, há o GUM, considerado o shopping mais caro do mundo, por só ter lojas de grife bem conhecidas.
A organização da cidade é excelente. O metrô é o segundo maior do mundo, com 185 estações. Várias delas ainda remetem a períodos de guerra, localizadas 200 metros abaixo da superfície e servindo como bunkers para proteger os moradores.
Os quatro aeroportos de Moscou também seguem estratégias de guerra. Ficam em regiões totalmente separadas, para dificultar que os bombardeios de tropas inimigas deixassem a capital russa sem saídas.
Sem dúvida, Moscou está mais do que preparada para receber os torcedores do mundo todo. Bem mais ocidental e capitalista do que em outros tempos. Com muita história para ser visitada pelos brasileiros.
A final em Moscou (15 de julho, 12h)
Um complexo antigo, mas totalmente remodelado, vai mostrar ao mundo a seleção campeã da Copa 2018. No histórico Estádio Luzhniki, em Moscou, serão disputadas a abertura, a final e outras cinco partidas do Mundial da Rússia.
O palco da Olimpíada de 1980 nem de perto lembra o local em que o ursinho Misha, mascote dos Jogos, chorou em sua despedida para o mundo.
Assim como ocorreu com o Maracanã em 2014, o Luzkniki só teve mantida sua fachada. As instalações internas foram totalmente demolidas e reconstruídas para a Copa. Outra semelhança com o local da decisão do Mundial no Brasil é o valor gasto para as obras: astronômicos dois bilhões de reais.
A imponência do complexo, com outros estádios usados na Olimpíada de 80, impressiona muito. Tudo está pronto. O acesso por metrô ou de carro é fácil. Se der certo o que os brasileiros pretendem, é neste histórico estádio que nossa Seleção vai encerrar a busca pelo hexa com chave de ouro.