Apesar de a versão oficial da Fifa indicar que o árbitro Cesar Ramos acertou no lance que originou o gol da Suíça no jogo contra o Brasil pelo Grupo E da Copa do Mundo, o entendimento não é unânime na entidade. Marco van Basten, ex-jogador e atual diretor-técnico da Fifa, entendeu que houve falta sobre Miranda no lance.
— Tive várias discussões com pessoas da Fifa sobre esse assunto nos últimos dias. Acho que precisamos aprender com o caso. Não acho que o juiz deveria ter dado aquele gol. Essa é a minha opinião pessoal — disse o holandês, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.
Ainda de acordo com o jornal paulista, os árbitros de vídeo chegaram a avaliar o lance. Mas entenderam que não houve falta e, por isso, não chamaram o árbitro para uma revisão oficial com a paralisação da partida. O mesmo procedimento ocorreu no lance em Gabriel Jesus, que reclamou pênalti.
A CBF enviou uma carta de reclamação à Fifa e pediu o áudio entre os árbitros. A entidade internacional se comprometeu a responder, mas não pretende liberar os detalhes da comunicação.