Quais serão as apostas para a Copa do Mundo da Rússia, que começa nesta quinta-feira (14)?
Colunistas do Grupo RBS revelam, abaixo, quem eles acham que serão a seleção campeã, a surpresa da disputa, a maior decepção e o grande craque.
Confira:
CLÉBER GRABAUSKA
Comentarista da Rádio Gaúcha
Quem será o campeão da Copa?
O Brasil é o favorito. Baseio isso no trabalho desenvolvido por Tite desde as Eliminatórias, pelo entrosamento de todas as partes que formam a Seleção, pela qualidade do grupo de jogadores e pelo diferencial que Neymar acrescenta. Caso o título não fique com a Seleção, a culpa será dos franceses, a minha segunda aposta. Coloco a França como o time que pode tirar o Brasil do caminho. O time pode não ter o melhor treinador do mundo, mas tem muita qualidade e muita variedade do meio pra frente.
Qual seleção será a grande surpresa positiva?
Bélgica. Mais madura, a famosa e badalada "geração belga" finalmente vai vingar.
Qual seleção será a grande decepção?
Espanha. Com a troca de técnico, é uma candidata que começa o Mundial em crise. O episódio Lopetegui, muito mais pelo destempero do presidente da Federação Espanhola do que pela negociação mal conduzida, pode ter tirado a concentração do grupo e a Copa das mãos da Espanha.
Quem será o craque do Mundial?
Messi. Experiente, inteiro e motivado, tem tudo para ser de fato o craque da Copa, prêmio que conquistou em 2014 no Brasil, porém, sem merecer.
DIOGO OLIVIER
Comentarista da Rádio Gaúcha
Quem será o campeão da Copa?
Brasil. A Espanha era uma das minhas favoritas, por ter formado uma geração de jovens talentosos a partir de um modelo de jogo baseado na troca de passes, mas a crise sem precedentes gerada pela demissão do técnico Julen Lopetegui tornou a Fúria uma incógnita. Se as brigas de vestiário forem a metade do que cravam os jornalistas espanhóis que estão na Rússia, Hierro terá trabalho em reaglutinar forças. Resta a Alemanha. Mas quem sabe a campeã não chega com sinais de fadiga dos metais de tanto ser elogiada e erguida aos céus? A renovação foi bem feita, mas talvez os alemães não precisem mais ir com tanta sede ao pote. Na Euro-2016, que Portugal venceu, os alemães não foram nada demais. Aposto no Brasil, que chega com os titulares em grande fase e tem em Tite um técnico capaz de enfrentar as grandes seleções também na parte tática.
Qual seleção será a grande surpresa positiva?
A Polônia chega à Copa com o primeiro lugar de seu grupo nas Eliminatórias. Fez oito vitórias em 10 jogos. Com 25 pontos, terminou com quatro de vantagem em relação a Dinamarca, outra que pode surpreender. Lewandowski, máquina de gols, foi o artilheiro da competição: absurdos 16 gols em 10 partidas. Chance de reeditar a geração de Lato e Zmuda, na década de 1970. E de Boniek, nos anos 1980.
Qual seleção será a grande decepção?
Portugal. CR7 é um gênio, e os gênios podem mudar a realidade, mas penso que a seleção portuguesa furou o teto ao vencer a Euro-2016. Chega como campeã europeia, mas não tem elenco para sustentar aquela campanha única, passando de fase nos pênaltis. O próprio CR7 não é mais menino. Não foi o protagonista na final da Champions vencida pelo Real. Candidata a decepção.
Quem será o craque do Mundial?
Neymar. A lesão, curiosamente, o ajudou. Recuperou-se bem e descansou do estresse de fim de temporada. Terá um time taticamente organizado dessa vez, mais equilibrado, algo que Messi e CR7 não têm com Argentina e Portugal.
EDUARDO GABARDO
Repórter da Rádio Gaúcha e colunista de GaúchaZH
Quem será o campeão da Copa?
Brasil. Com Neymar recuperado e um time bem ajustado, tem tudo para fazer uma grande campanha. Depois de uma grande campanha de recuperação nas Eliminatórias, manteve o ritmo nos amistosos e chega muito bem preparado para a Copa.
Qual seleção será a grande surpresa positiva?
Islândia. Sem tradição no futebol, fez bela campanha na última Euro. Está em grupo difícil, com Argentina, Croácia e Nigéria. Mas mostrou que pode surpreender. Se conseguir classificação para as oitavas, será a maior surpresa dos últimos tempos.
Qual seleção será a grande decepção?
Rússia. Do time da casa sempre se espera alguma coisa. Mas a Rússia anda tão mal, que é difícil acreditar em classificação no grupo que tem ainda Uruguai, Egito e Arábia Saudita. A sorte dos russos é que Salah não está 100%. A eliminação na primeira fase seria um fiasco.
Quem será o craque do Mundial?
Neymar. Vai crescer durante a competição. A previsão é de que nas oitavas ele vai conseguir atingir o auge da sua forma, depois da recuperação da lesão no pé direito. Ao contrário de Argentina e Portugal, o Brasil tem um time encaixado. Esta é a vantagem em relação aos seus dois concorrentes, Messi e Cristiano Ronaldo.
LEONARDO OLIVEIRA
Repórter de ZH e colunista de GaúchaZH
Quem será o campeão da Copa?
Brasil. Depois de muitas Copas do Mundo, a Seleção não chega acompanhada de ufanismo e empolgação, tampouco de pessimismo e desconfiança. Tite conseguiu curar essa bipolaridade do torcedor. O trabalho é consistente e há a fusão da experiência com jogadores no auge técnico e físico, como Neymar e Coutinho.
Qual seleção será a grande surpresa positiva?
Aposto na Dinamarca, mesmo que a tentação seja cravar na Islândia, por toda a peculiaridade da sua seleção. Só que a Dinamarca chega sem alarde e com jogadores de trajetória na Europa. O principal deles é o meia Eriksen, 26 anos e destaque do Tottenham e da última Euro. A seleção conta ainda como destaques como o centroavante Poulsen, de 1m93cm e destaque do RB Leipzig. Na zaga há a experiência do goleiro Schmeichel, do Leicester, e do zagueiro Kjaer, do Sevilla.
Qual seleção será a grande decepção?
A decepção surgiu antes mesmo de a Copa do Mundo começar. A Espanha viu invadir sua seleção a disputa feroz dos seus dois clubes gigantes, que de tão gigantes se tornaram, em suas percepções, maiores do que a própria seleção. Ao demitir Julen Lopetegui a 48 horas da estreia, mais do que surpreender pelo amadorismo, a Espanha enfraquece uma seleção fortíssima.
Quem será o craque do Mundial?
Neymar, está pronto, maduro e no auge técnico. Aos 26 anos, traz uma experiência dura de uma Copa do Mundo, em que acabou saindo com uma séria lesão na coluna. Recuperado da lesão e disposto a fazer a partir deste Mundial a sua retomada depois da temporada no PSG, ele desponta como grande candidato a craque na Rússia.
LUIZ ZINI PIRES
Colunista de Zero Hora
Quem será o campeão da Copa?
Desde 1930, primeira edição da Copa do Mundo, as zebras cavalgam longe do pódio. Atropelam favoritos no meio do caminho, no dilacerante mata, um jogo só, mas nunca toca no troféu de campeão. O Mundial da Rússia não será diferente. Alemanha, França, Brasil e Espanha, não necessariamente nesta ordem, são os favoritos. Aposto (não dinheiro) na França, que une jogadores experientes, qualificados e decididos.
Qual seleção será a grande surpresa positiva?
A França. Seu grupo de jogadores é ótimo. Há bons nomes em todas os setores. Mbappé, Dembélé e Griezmann formam um ataque espetacular. Pogba é o volante. A seleção é a que abriga os jogadores mais caros do mundo, antes de Inglaterra e Brasil. Com menos de 70 milhões de habitantes, é o país que mais exporta jogadores. Em todos os grandes times da Europa corre um representante francês.
Qual seleção será a grande decepção?
A Espanha encontrou o caminho para ser a maior decepção da Copa. Demitiu o treinador Jules Lopetegui dois dias antes do início do Mundial. A seleção pediu socorro ao ex-zagueiro Fernando Hierro, o novo técnico. Ninguém sabe como os jogadores absorverão a sensível perda, como Hierro comandará o grupo, como a Roja atuará.
Quem será o craque do Mundial?
Três nomes óbvios concorrem ao posto único: Cristino Ronaldo, o nº 1 da Fifa, Messi, o gênio, e Neymar, a terceira força. Com menos fôlego (e futebol), correm Salah, De Bruyne, Harry Kane e Griezmann. O veterano Iniesta é opção. Minha opção é Messi. Se a seleção argentina ajudar, o espetacular argentino, o maio jogador do Século 21, será o nome da 21ª edição da Copa do Mundo.
MAURÍCIO SARAIVA
Comentarista da RBS TV e da Rádio Gaúcha
Quem será o campeão da Copa?
O Brasil. Não pela minha torcida, mas por ser o mais competente e equilibrado candidato entre os outros dois concorrentes fortes, Espanha e Alemanha. Não será com facilidade nem com pé nas costas, mas a candidatura brasileira se justifica no campo.
Qual seleção será a grande surpresa positiva?
A surpresa, se pode ser chamada assim ainda, pode ser a Bélgica. Ótima geração, amadureceu com a expectativa frustrada da Copa anterior e seus melhores jogadores tiveram bela temporada, como Lukaku, Hazard, Mertens e De Bruyne. Portugal também seria surpreendente, como aliás já foi ganhando a Eurocopa.
Qual seleção será a grande decepção?
Esta é uma situação curiosa. Tenho a Espanha como uma das grandes favoritas, mas a crise recente aberta de forma bizarra pelo presidente da Federação Espanhola, demitindo o treinador dois dias antes da estreia, coloca a Espanha também como opção de fracasso total. Céu ou inferno para os espanhóis.
Quem será o craque do Mundial?
O craque da Copa poderá ser Neymar. Parece maduro sob o comando de Tite para dar o salto definitivo na carreira.