A cerimônia de abertura da Copa de 2018 pode ser resumida em duas palavras: simplicidade e objetividade. Foram 15 minutos de um espetáculo que não apostou em grandes encenações teatrais e que valorizou as atrações musicais.
O cantor inglês Robbie Williams abriu o show em um palco no centro do gramado do Estádio Luzhniki. Ele dividiu o protagonismo com a soprano russa Aida Garifullina. Juntos, os dois cantaram "Angels", sucesso de Williams.
Como esperado, o brasileiro Ronaldo Nazário marcou presença na abertura. Acompanhado de um menino russo, ele entrou no gramado e bateu bola com o mascote do Mundial, o lobinho Zabivaka.
Outro campeão mundial que participou da celebração foi o ex-goleiro espanhol Iker Casillas que, ao lado da modelo russa Natalia Vodianova, apresentou a taça do mundo ao estádio antes da abertura.
Pássaro gigante e bandeiras
A parte artística do espetáculo, produzida pelo canal de televisão russo Channel One e dirigida por Felix Mikhailov, utilizou bolas gigantes de futebol como objetos cênicos, fogos e placas coloridas.
O destaque da apresentação foi a formação de um pássaro gigante amarelo e vermelho, sobre o qual a soprano Aida Garifullina entrou para sua primeira aparição.
Representantes homenagearam as 32 seleções que disputam a competição portando bandeiras dos países. No fim do espetáculo, a Rússia desejou, em inglês, boas-vindas à Copa ao estampar a palavra "Welcome" no gramado do Luzhniki.