Nem todos os 23 jogadores convocados por Tite são titulares absolutos em seus clubes. Por outro lado, a grande maioria ocupa posições de destaque em seus times, com destaque para a presença de três finalistas da Liga dos Campeões. Além disso, 14 atletas foram campeões nacionais na temporada europeia.
Confira abaixo como estão os 23 convocados de Tite em seus clubes:
Goleiros:
Alisson (Roma-ITA)
Titular absoluto da Roma e ídolo da torcida. É alvo de interesse de grandes clubes europeus, como o Real Madrid. Foi semifinalista da Liga dos Campeões, eliminado pelo Liverpool. No campeonato italiano, a Roma conquistou a vaga na próxima edição da Liga.
Ederson (Manchester City-ING)
Titular do Manchester City nas principais competições. Foi contratado a pedido de Pep Guardiola por 40 milhões de euros (R$ 145 milhões). Foi campeão inglês na atual temporada. Na Liga dos Campeões, o time foi eliminado pelo Liverpool nas quartas de final.
Homem de confiança de Tite, foi campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes pelo Corinthians em 2012 sob o comando do treinador. É titular da equipe paulista, atual campeã brasileiro.
Zagueiros:
Miranda (Internazionale-ITA)
É um dos melhores zagueiros do Campeonato Italiano, apesar da campanha modesta da Inter de Milão na temporada. Segundo a imprensa italiana, deve ser negociado após a Copa do Mundo.
Thiago Silva (PSG-FRA)
Em seis temporadas no PSG, foi campeão francês em cinco, incluindo a atual. Na temporada, foi titular da equipe na grande maioria dos jogos, ao lado de Marquinhos. A equipe foi eliminada da Liga dos Campeões nas oitavas, pelo Real Madrid. Apesar disso, ganhou com facilidades o Campeonato Francês e ergueu a Copa da França e a Copa da Liga.
Marquinhos (PSG-FRA)
Na temporada francesa, foi titular do PSG na maioria dos jogos, ao lado de Thiago Silva. A equipe foi eliminada da Liga dos Campeões nas oitavas, pelo Real Madrid. Apesar disso, ganhou com facilidades o Campeonato Francês e ergueu a Copa da França e a Copa da Liga. Em cinco temporadas no PSG, foi campeão francês em quatro, incluindo a atual
É o melhor zagueiro em atividade no futebol brasileiro. Foi um dos últimos a entrar na lista, devido às atuações extraordinárias pelo Grêmio, sobretudo no Mundial de Clubes, contra o Real Madrid. Foi campeão da Copa do Brasil (2016), da Copa Libertadores da América (2017) e da Recopa Sul-Americana (2018).
Laterais:
Fagner (Corinthians)
Recupera-se de uma lesão muscular na coxa direita, mas a comissão técnica do Corinthians e o médico da Seleção garantem que ele estará apto para disputar a Copa. Com a lesão de Daniel Alves, briga pela titularidade.
Danilo (Manchester City-ING)
Na briga pela titularidade, pesa contra Danilo o fato de ele não ser titular absoluto e ser constantemente utilizado na lateral-esquerda na equipe inglesa. Foi contratado há um ano a pedido de Pep Guardiola, por 35 milhões de euros (R$ 131 milhões). Foi campeão inglês na atual temporada. Na Liga dos Campeões, o time foi eliminado pelo Liverpool nas quartas de final.
Marcelo (Real Madrid-ESP)
É um dos melhores laterais do mundo na atualidade, se não o melhor. É finalista da atual edição da Ligas dos Campeões pelo Real Madrid, competição que já conquistou três vezes em onze temporadas defendendo o clube. Chega à Copa como um dos principais nomes da Seleção.
Filipe Luís (Atlético Madrid-ESP)
Está voltando após ter uma fratura na perna esquerda que o tirou dos gramados por um mês e meio. O fato de ter disputado já duas partidas após a lesão tranquiliza Tite. Sua equipe é finalista da Liga Europa e vice-líder do Campeonato Espanhol.
Volantes:
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Titular na grande maioria dos jogos do Real Madrid e peça importante no esquema tático de Zidane. Seu time é finalista da Liga dos Campeões. Pelo Real, Casemiro já venceu três edições da competição, além de dois Mundiais de Clubes.
Fernandinho (Manchester City-ING)
Titular absoluto do Manchester City, onde é homem de confiança de Pep Guardiola e goza de prestígio da torcida. Atua como primeiro volante ou como um meio-campista mais avançado, com tarefas de armação. Seu time conquistou o Campeonato Inglês na atual temporada. Na Liga dos Campeões, foi eliminado pelo Liverpool nas quartas.
Paulinho (Barcelona-ESP)
Apesar de não ser titular absoluto do Barcelona, é presença assídua em quase todos os jogos do time catalão. Na Seleção, é peça fundamental no esquema tático de Tite, de quem é homem de confiança. O Barça já é o atual campeão espanhol, embora tenha sido eliminado na Liga dos Campeões pela Roma, nas quartas de final.
Fred (Shakhtar Donetsk-UCR)
Polivalente, vive excelente fase no futebol ucraniano, sendo observado por Pep Guardiola, que analisa a possibilidade de contratá-lo para o Manchester City. Pode atuar como volante defensivo ou como meia mais ofensivo. Seu time conquistou o Campeonato Ucraniano neste domingo.
Meias:
Renato Augusto (Beijing Guoan-CHI)
Participou de 11 dos 12 jogos disputados neste ano até agora pelo Beijing Guoan. O seu time é o terceiro colocado do Campeonato Chinês, com 19 pontos, a apenas um do líder Shanghai SIPG. É homem de confiança do técnico Tite desde os tempos de Corinthians.
Philippe Coutinho (Barcelona-ESP)
É um dos principais nomes da Seleção Brasileira, depois de Neymar, a quem substituiu no Barcelona. Pode atuar como meia centralizado ou como ponteiro. Foi campeão espanhol nesta temporada com a equipe catalã, onde é titular, jogando tanto na ponta-esquerda como na ponta-direita. Na Liga dos Campeões, o time caiu nas quartas para a Roma.
Willian (Chelsea-ING)
Embora não seja titular absoluto, costuma iniciar a maioria dos jogos do Chelsea. Joga como ponta-direita. Fez uma excelente temporada e é peça importante no esquema de Tite. Sua equipe foi eliminada pelo Barcelona nas oitavas da Liga dos Campeões e, no Campeonato Inglês, conquistou apenas uma modesta vaga na Liga Europa.
Douglas Costa (Juventus-ITA)
Apesar de não ser titular absoluto, é uma peça importante da Juventus, onde joga como ponta tanto pela direita como pela esquerda. Na Seleção, é uma das alternativas para substituir Neymar em caso de necessidade. Seu time foi eliminado nas quartas de final da Liga dos Campeões pelo Real Madrid, mas fechou a temporada conquistando o inédito heptacampeonato italiano.
Atacantes:
Neymar (PSG-FRA)
Principal astro da Seleção e um dos maiores nomes do futebol mundial, vive um cenário de apreensão por conta da fratura em um dos dedos do pé direito. Em recuperação, corre para chegar em forma no Mundial. Seu time, o PSG, foi campeão francês e caiu nas oitavas da Liga dos Campeões, sendo eliminado pelo Real Madrid. O clube espanhol, aliás, o sonda para a próxima temporada.
Tem moral com Tite desde os tempos de Inter, em 2008 e 2009. Foi convocado para uma das alternativas para a ponta. No Shakhtar, costuma atuar como ponta-esquerda, mesma função de Neymar. Seu time conquistou o Campeonato Ucraniano neste domingo.
Gabriel Jesus (Manchester City-ING)
É o centroavante titular absoluto da Seleção Brasileira. No Manchester City, por vezes amargou o banco de reservas na temporada, devido à concorrência com Sergio Aguero. Seu time conquistou o Campeonato Inglês na atual temporada. Na Liga dos Campeões, foi eliminado pelo Liverpool nas quartas.
Roberto Firmino (Liverpool-ING)
É um dos destaques do Liverpool na excelente campanha, que garantiu uma vaga na final da Liga dos Campeões. Titular absoluto, marcou 27 gols em 53 jogos na temporada. No Campeonato Inglês, a sua equipe terminou em quarto lugar, garantindo vaga na Liga na próxima temporada.