Não é somente dentro de campo, com bons jogos e golaços, que a Copa do Mundo está fazendo sucesso. Turistas sem ingresso e brasileiros interessados em se misturar à festa e ao clima multicultural da competição estão comparecendo aos milhares à fan fest, espaço que combina a transmissão dos jogos com programação cultural nas 12 cidades-sede.
A Fifa divulgou que, até a última quinta-feira, o público total da atração já havia superado 2,8 milhões de pessoas. Com Rio de Janeiro e Fortaleza, Porto Alegre está entre as cidades com edições mais movimentadas da programação. Somente na capital do Estado, 268 mil pessoas (média diária de 17,8 mil) passaram pelo Anfiteatro Pôr do Sol, palco da festividade. Além dos porto-alegrenses, argentinos, australianos e holandeses foram os grupos mais numerosos.
Leia todas as notícias sobre Copa do Mundo
Dificuldades com a fan fest foram registradas em Natal, em decorrência de chuvas, e em Brasília, onde a festa foi transferida da Esplanada dos Ministérios para Taguatinga (DF) por decisão da Fifa. Em Porto Alegre, só em um dia, 13 de junho, o evento foi cancelado pela incidência de raios.
Mesmo assim, em dias chuvosos, pelo menos 3 mil compareceram. O recorde é de 46 mil pessoas, registrado ao longo do domingo em que Coreia do Sul e Argélia jogaram no Beira-Rio. O maior público simultâneo foi identificado na última quarta-feira, quando a Argentina enfrentou a Nigéria: 29 mil assistiram ao jogo na fan fest. Como a lotação do local é de 20 mil pessoas, um telão extra foi instalado do lado de fora da estrutura.
- Já esperávamos que fosse uma opção natural para o turista que vem sem ingresso. O que não esperávamos é a grande presença de moradores da cidade. Estamos alcançando marcas inéditas - diz Ana Fagundes, coordenadora do evento de Porto Alegre.
Até agora, na orla do Guaíba, 50 atrações, a maioria de shows musicais, já se apresentaram. Desde o início da Copa, foram registradas 15 ocorrências policiais no Anfiteatro Pôr do Sol, número considerado baixo pelos organizadores se comparado com a quantidade de frequentadores. O delito mais frequente foi o furto, mas houve também posse de drogas, lesões corporais, estelionato e apreensão de fogos de artifício.
COMO FUNCIONA
- A fan fest ocorre em todos os dias de jogos da Copa. A organização é feita em parceria.
- A Fifa foi responsável pela estrutura de palco, telões, som e luz. A Rede Globo contratou as atrações.
- As prefeituras são responsáveis pelas estruturas das praças de alimentação, banheiros químicos, cercamento, passagem aérea e hospedagem das bandas.
- Em Porto Alegre, a fan fest será mantida em todos os dias de jogos, até a final do Mundial. As próximas atrações são Nalanda, Tchê Garotos e Armandinho neste domingo (29 de junho) e Banda Dublê e Dudu Nobre na segunda-feira (30 de junho).