![Omar Freitas / Agencia RBS Omar Freitas / Agencia RBS](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/16561482.jpg?w=700)
Feijoada, comida típica, samba e muito groove. Brasileiro o suficiente, certo?
É essa a receita do Embarcadero: transformar o Cais Mauá, um ponto já querido pelos porto-alegrenses, em uma referência em termos de cultura brasileira para os turistas que estarão na Capital para a Copa do Mundo.
Perguntas e respostas: saiba como funcionará o Cais Embarcadero
Com lounges, redes para relaxar, uma estrutura montada especialmente para curtir o pôr-do-sol e atrações de lazer, gastronomia e cultura nos armazéns, o Embarcadero promete ser o grande ponto de encontro de quem quer aproveitar o período para assistir às partidas das melhores seleções do mundo e conhecer gente nova. Além de festas prestigiadas Brasil a fora, como o Baile do Zeh Pretim, e baladas mais conhecidas na Capital, como a VooDoo e a Disconexo, bandas como Se Ativa e Ultramen animarão o Budstage, espaço de mais de 1,5 mil metros quadrados que preserva a rusticidade do cais do porto.
Quando o assunto é gastronomia, o comando da gula fica com os especialistas do Comida de Rua, iniciativa que aproxima o público das criações de chefs conhecidos na Capital a preços módicos. Os cozinheiros serão responsáveis por um cardápio diferente a cada dia da semana, servindo refeições das 11h30min às 21h. A Feira de Agricultura Familiar, desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, também oferecerá aos visitantes produtos coloniais e artesanais.
O espaço funcionará diariamente das 11h30min às 21h, com a transmissão de todos os jogos da competição. A abertura do Budstage ocorre 1h30min antes dos jogos. As festas ficam para 1h após as partidas.
Um gostinho do que será o novo Cais
O pórtico central do Cais, que receberá iluminação especial, servirá para apresentar às cerca de 2 mil pessoas que circularão diariamente pelo local a maquete dos armazéns após a revitalização completa. Apesar do investimento pesado para o Embarcadero - foram mais de R$ 1 milhão aplicados no espaço pela Cais Mauá em parceria com a DC Set Promoções -, a renovação está bem longe do fim. Durante a Copa, cessam as obras no Cais. No entanto, o diretor-presidente da Cais Mauá do Brasil S.A, André Albuquerque, garante que o projeto será uma degustação fidedigna do que espera os gaúchos ao final das obras:
- Todo o projeto será uma espécie de pré-estreia do que será efetivamente oferecido ao público a partir da revitalização de toda aquela área.
A previsão para entrega de todas as etapas da revitalização do Cais, incluindo reforma dos armazéns, construção do centro de eventos, shopping center e hotel é 2018.