Cerca de três milhões de brasileiros circularão pelo país durante a Copa do Mundo, segundo o Ministério de Turismo.
Além de assistir às partidas, os turistas podem aproveitar a viagem para conhecer atrações e destaques interessantes de cada cidade sede. A Hoteis.com listou locais imperdíveis para os brasileiros e estrangeiros curtirem o país.
O Museu do Futebol, em São Paulo, é uma ótima atração até para quem não é tão fã do esporte. São três pavimentos do estádio do Pacaembu que contam toda a história do futebol, com fotos, vídeos e narrações.
Outra atração imperdível é o Instituto Inhotim, em Brumadinho, destino próximo de Belo Horizonte. O museu tem um dos melhores acervos de arte contemporânea do Brasil e uma coleção botânica exuberante.
O palco da grande final da Copa do Mundo, no Rio de Janeiro, tem belíssimos pontos turísticos e uma das vistas imperdíveis da cidade está no Morro Santa Marta. Foi exatamente nesse local que o Rei no Pop, Michael Jackson, gravou o vídeo clipe They don't care about us. É possível fazer um tour guiado que dá aos turistas uma nova visão da vida nos morros.
Os destinos do Nordeste brasileiro têm paisagens paradisíacas. Em Fortaleza, os turistas podem conhecer Morro Branco, que tem como principal atração o Labirinto de Falésias. De suas paredes, os artesãos extraem areia para produzir as garrafas decorativas.
Em Natal, além das famosas dunas, vale conhecer a Lagoa do Carcará. Águas cristalinas e areia alva compõem o cenário que é perfeito para prática de windsurf e passeios de caiaque e pedalinho.
Se praias e natureza não agradarem os turistas, outras cidades do Nordeste também oferecem atrações culturais bem interessantes. O Instituto Ricardo Brennand, em Recife, fica em um complexo arquitetônico com estilo medieval e abriga uma coleção de objetos históricos de vários períodos, além do acervo de armas brancas, com mais de três mil peças do mundo todo.
Em Salvador, os apreciadores de arquitetura podem conferir a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Com estilo neoclássico, a construção colonial portuguesa atrai atenção por suas dimensões e neste local é que são distribuídas as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim.
Quem estiver em Porto Alegre pode assistir ao pôr-do-sol no lago Guaíba e fazer uma visita a Fundação Iberê Camargo, que abriga as obras do artista gaúcho. O projeto de arquitetura da instituição foi premiado em 2002 na Bienal de Arquitetura de Veneza.
Em Curitiba, os turistas podem aproveitar para conhecer a Ilha do Mel, que tem uma das praias mais bonitas do Estado. Mais ao sul da ilha fica a Gruta de Encantadas, considerado patrimônio natural mais importante do local que encanta por suas formações rochosas.
Em Brasília, além das obras arquitetônicas de Oscar Niemeyer e Lucio da Costa, os turistas podem fazer trilhas e conhecer cachoeiras deslumbrantes. A sugestão é visitar o Poço Azul, que fica a 136km. O lago tem a água completamente azul e é ótimo para mergulhar utilizando snorkel.
Em Manaus, a dica é visitar o teatro Amazonas, que tem grande importância histórica e cultural. A arquitetura do prédio representa bem o período de auge do Ciclo da Borracha. Os viajantes que estiverem em Cuiabá não podem perder a oportunidade de fazer um tour pelo Pantanal para conhecer a exuberante flora e fauna da região.