HOLANDA X AUTRÁLIA
Dia 18 de junho, às 13h
São três partidas já realizadas entre as duas seleções, todas amistosas. A Austrália ganhou uma (2 a 1), em Eindhoven, em 2008, e ocorreram dois empates (0 a 0 e 1 a 1).
A Holanda chega como aquela que já atingiu três finais de Copa, sendo malsucedida em todas elas, caindo para Alemanha, Argentina e Espanha. Mas chega também como credora de uma das mais extraordinárias revoluções que o futebol já presenciou nas Copas, e aí falo do carrossel holandês exibido na disputa de 1974. O time de Cruyff mudou os critérios globais de organização, preparação e execução, praticando um futebol totalizado, com três a quatro jogadores em cada jogada, exibindo uma forma física esplêndida.
A Holanda que veremos dia 18 de junho não é esse milagre, pelo contrário, tenta se reabilitar. Seu técnico, Van Gaal, comentou que não vê maiores chances na Brasil 2014, lembrando que times europeus nunca venceram Copas nas Américas, que os times terão grandes distâncias a percorrer e que terão o calor como inimigo. Concordo que a intensidade do sol poderá prejudicar. Questões de fuso horário e interesses empresariais colocaram jogos às 13h, como é o caso de Holanda e Austrália. Temo isso, não gosto disso.