FRANÇA X HONDURAS
Dia 15 de junho, às 16h
O primeiro jogo em Porto Alegre na Copa também será o primeiro na história entre as duas seleções. Campeã em 1998, a França de Ribéry busca o bicampeonato.
A França carrega uma extraordinária tradição no futebol mundial, é respeitada, tem camiseta, bateu a talentosa mas distraída seleção do Brasil na final de 1998. E chega para a Copa de 2014 revigorada pela classificação heroica e brava que arrancou da Ucrânia, há algumas semanas. Pratica um futebol antigo, clássico e bem-feito, e tem Franck Ribéry antes de mais nada. O meia do Bayern de Munique terá a responsabilidade talvez demasiada de organizar seu time e de arrancar para as etapas seguintes. O desafio é repetir a superação que a seleção de Ribéry operou em casa, amparado pelo calor da torcida francesa, desta vez sob o calor do sol brasileiro.
Com Honduras, tivemos contato há pouco, no amistoso em que o Brasil superou a violência com cinco gols. Não tem tradição ou retrospecto e sofre com o ônus de enfrentar um dos campeões do Mundo. Ou seja, prevê-se vitória da França. Claro que não se deve fechar a porta para uma zebra, mas Honduras teria de inverter todo o processo, não acredito nisso.