ARGENTINA X NIGÉRIA
Dia 25 de junho, às 13h
Duelo que vem crescendo em rivalidade. Foram seis partidas, com quatro vitórias da Argentina, uma da Nigéria e um empate. Em Copas, será o quarto duelo. Na África do Sul/2010 e no Japão e Coreia/2002, os hermanos venceram por 1 a 0. No Mundial de 1994, a Argentina ganhou por 2 a 1. Todas as partidas foram pela fase de grupos.
A Nigéria, mesmo sendo a campeã africana, não terá maiores chances contra a seleção de Messi. Imagine a dificuldade de jogar contra uma seleção que certamente terá presença maciça de torcedores no Beira-Rio. Alguns analistas argentinos com quem tenho conversado colocam seu país como candidato ao título, embora seja inegável que cada Copa se constrói ao longo de cada jogo, e da sequência de jogos.
Será a última partida da primeira fase, e há quem especule que a Argentina poderia poupar jogadores, caso já esteja classificada. Não acredito. A primeira fase de uma Copa é a oportunidade de classificar o time, mas também de afirmá-lo, de ajustá-lo, de garanti-lo, e entendo que o técnico Sabella irá com força máxima, até para recuperar a forma física de Messi.
Quanto a craques como Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar e Ribéry, para citar alguns, será a chance de se afirmarem como craques de Copa, embora toda Copa contenha uma margem rica de surpresas pessoais que, vez por outra, aparecem com especial brilho.