A evolução do futebol tem acabado com estereótipos que limitam um jogador a uma determinada posição e aberto o leque de funções táticas a serem assumidas por cada atleta. Com isso, jogadores versáteis, ou seja, que conseguem cumprir mais de uma função, crescem em estima junto aos treinadores e têm espaço garantido nas seleções que disputam a Copa 2018. Abaixo, listamos três futebolistas que estão na Rússia para a competição e que chamam atenção pela versatilidade em campo:
Fernandinho (Brasil)
Vice-campeão da Libertadores de 2005 pelo Atlético-PR, Fernandinho vestia a camisa 10 do time. Pela equipe paranaense, jogou como atacante e lateral-direito e, no final daquele ano, foi vendido ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, onde se consagrou como um segundo volante. Em 2013, mudou-se para o Manchester City, onde atua em mais de uma posição, incluindo primeiro volante, mesma função que exerceu na Copa de 2014 pela Seleção Brasileira. Atualmente, o técnico Tite o utiliza como um volante em posição mais adiantada.
Thomas Lemar (França)
Aos 22 anos, o francês é considerado um dos jovens mais talentosos da sua geração. Anunciado na semana passada como reforço do Atlético de Madrid, Lemar ganhou destaque internacional por suas atuações com a camisa do Mônaco, da França, que o levaram à seleção nacional. Pelo clube do Principado, o canhoto atuou como lateral-esquerdo, meio-campista e extrema pelos dois lados. Didier Deschamps, treinador da seleção francesa, o tem como curinga, utilizando-o mais como meia.
Aleksandar Kolarov (Sérvia)
Autor de um belo gol de falta na primeira rodada da Copa, o sérvio atualmente joga pela Roma, da Itália. Apesar de vestir a camisa 11 tanto no clube quanto na seleção – que está no grupo do Brasil no Mundial –, Kolarov joga preferencialmente como lateral-esquerdo ou zagueiro. A escolha do número, no entanto, tem justificativa: o canhoto começou a carreira como meia-esquerda, posição que pode ocupar até hoje.
Não há dúvidas de que a versatilidade é uma das características mais valorizadas no futebol atual – e fora dele também. Para se encaixar nesse quesito, o jogador precisa ser vários em um e se desdobrar em campo. Sabendo que os homens valorizam cada momento de maneira diferente, Senador oferece cinco fragrâncias para que eles possam viver todas as possibilidades de maneira única e, é claro, com versatilidade.