O Botafogo fez festa novamente. Depois de vencer a Libertadores pela primeira vez na sua história, o Glorioso conquistou, neste domingo (8), pela terceira vez o Brasileirão. Jogando no Nilton Santos lotado, o Botafogo bateu o São Paulo por 2 a 1, com gols de Savarino e Gregore.
Mesmo se não tivesse vencido, o Fogão garantiria a taça, pois o Palmeiras perdeu por 1 a 0 para o Fluminense. Com uma campanha de 22 vitórias, 11 empates e cinco derrotas, o clube carioca fez 79 pontos, contra 73 do time paulista, que estava buscando o tricampeonato consecutivo.
O São Paulo entrou com um time reserva, mas equilibrou o duelo. No primeiro tempo, Savarino abriu o placar, quase ao mesmo tempo em que o Fluminense fez o mesmo contra o Palmeiras, em São Paulo. A partir disso, o clima se tornou de festa.
O São Paulo empatou no segundo tempo, com William Gomes, mas a confiança do Botafogo se manteve. No final, o segundo gol saiu com Gregore, que aproveitou um erro da defesa adversária. O jogo encerrou na sequência e a torcida fez muita festa para o time que dominou a temporada do futebol brasileiro e conquistou a Série A depois de 29 anos. O time carioca também conquistou a taça em 1995 e em 1968.
Ainda neste domingo (8), o Botafogo viaja para o Catar para a disputa da Copa Intercontinental. Na quarta-feira (11), 14h (Brasília), o time encara o Pachuca nas quartas de final da competição. Já o São Paulo encerra sua temporada sem vencer nenhum dos seus últimos cinco jogos no ano.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2x1 SÃO PAULO
SÃO PAULO - Jandrei; Ruan (Igão), Alan Franco e Sabino; Igor Vinicius (Michel Araújo), Patryck, Longo, Marcos Antônio (Rodriguinho), Nestor; William Gomes (Ryan) e André Silva (Moreira). Técnico: Luís Zubeldía.
BOTAFOGO- John; Mateo Ponte, Adryelson, Marçal e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas (Allan) e Almada (Tchê Tchê); Luiz Henrique (Rafael), Savarino (Matheus Martins), Igor Jesus (Tiquinho Soares). Técnico: Artur Jorge.
GOLS - Savarino, aos 37 minutos do primeiro tempo. William Gomes, aos 18, e Gregore, aos 46 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Anderson Daronco (RS-Fifa).
CARTÃO AMARELO - Não houve.
RENDA E PÚBLICO - Não divulgados.
LOCAL - Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).