Quase um ano após ser rebaixado, o Santos confirmou o retorno à elite do futebol brasileiro. Nesta segunda-feira (11), o Peixe venceu o Coritiba por 2 a 0, no Couto Pereira, e conseguiu o acesso com duas rodadas de antecedência.
A vitória sobre o Coritiba na 36ª rodada também adiantou o Santos na corrida pelo título da Série B. Com o mesmo número de jogos, Mirassol e Novorizontino têm 63 cada.
Diante de um adversário que apenas cumpria tabela — sem chances de subir ou cair — o time comandado por Fábio Carille abriu o placar aos 19 minutos. Após receber passe em profundidade de Giuliano, Wendel Silva bateu por baixo do goleiro Pedro Morisco e fez o primeiro.
O segundo gol foi para digno de Série A. Otero, em cobrança de falta da intermediária, guardou aos 40 minutos da etapa inicial.
Com o resultado, o Santos chegou a 68 pontos e abriu 11 de distância Ceará, quinto, e do Goiás, sexto, ambos com 57. O time cearense ainda joga nesta terça-feira (12) contra o Botafogo-SP, mas o resultado não interfere na comemoração dos santistas, que não têm mais como deixar o G-4.
A temporada de 2024 ficou na história como a estreia do Santos na Série B. A queda foi sacramentada em 6 dezembro de 2023 após a derrota por 2 a 1 para o Fortaleza, na Vila Belmiro, na 37ª rodada do Brasileirão.