As investigações sobre possíveis manipulações de resultado no futebol ganharão reforço nos próximos dias. O ministro da Justiça, Flávio Dino, informou nesta quarta-feira, pelo Twitter, que a Polícia Federal vai instaurar inquérito para apurar as fraudes no esporte.
"Diante de indícios de manipulação de resultados em competições esportivas, com repercussão interestadual e até internacional, estou determinando hoje que seja instaurado Inquérito na Polícia Federal para as investigações legalmente cabíveis.", escreveu o ministro.
As operações, até agora, são conduzidas pelo Ministério Público de Goiás com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Com a presença da Polícia Federal, a tendência é de aumentar o poder de investigação.
Em nota, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, agradeceu o que chamou de "resposta do ministro da Justiça".
"Enviamos ao ministério o nosso pleito e a resposta imediata do ministro Flávio Dino mostra a importância de mudanças efetivas que impeçam que crimes como estes manchem a história do futebol brasileiro", disse Rodrigues.
A primeira fase da operação foi deflagrada em fevereiro e investiga o esquema de manipulação de partidas do Campeonato Brasileiro de 2022 e dos Estaduais de 2023.