O Gre-Nal 439 deste domingo (21) tem um dado curioso sobre o público. O maior clássico do Estado será disputada com torcida na Arena pelo Brasileirão pela primeira vez desde 2019. A última vez que isso aconteceu foi em 3 de novembro daquele ano, pelo segundo turno do campeonato, e teve vitória gremista.
O Gre-Nal 422 foi válido pela 30ª rodada do Brasileirão de 2019 e era um duelo chave na briga por vaga na Libertadores do ano seguinte. No lado gremista, o técnico Renato Portaluppi mandou a campo o seguinte time: Paulo Victor; Galhardo, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon e Matheus Henrique; Alisson, Luciano e Everton Cebolinha; Diego Tardelli.
Já o Inter era comandado por Zé Ricardo, que deixou nomes como D’Alessandro, Nico López e Patrick, titulares com seu antecessor Odair Hellmann, no banco. O time colorado teve: Marcelo Lomba; Bruno, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Uendel; Rodrigo Lindoso e Edenilson; Guilherme Parede, Neilton e Wellington Silva; Paolo Guerrero.
O Grêmio saiu na frente ainda no primeiro tempo do clássico com um gol de Geromel. Com o placar em 1 a 0, Marcelo Lomba deu uma entrada violenta em Luciano e acabou expulso. Danilo Fernandes, então, entrou no gol colorado. Com um a mais, o volante Rômulo marcou um golaço e decretou o placar de 2 a 0 para o Tricolor.
O árbitro daquele Gre-Nal foi Flávio Rodrigues de Souza, o mesmo que apitará o jogo deste domingo. Dos jogadores que atuaram naquela partida, apenas os zagueiros Kannemann e Rodrigo Moledo deverão estar em campo neste domingo. A Arena recebeu um público de 44.376 pessoas, sendo 40.618 pagantes. A renda foi de R$ 1.778.772.
Desde então foram disputados dois Gre-Nais na Arena pelo Brasileirão sem público, em 2020 e 2021, em razão da pandemia de covid-19. No ano passado, não houve clássico pela competição nacional porque o Grêmio estava na Série B.
A ficha daquele Gre-Nal disputado em 3 de novembro de 2019
BRASILEIRÃO — 30ª RODADA
GRÊMIO (2)
Paulo Victor; Galhardo (Léo Moura, 24'/2°), Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon (Rômulo, 14'/2°) e Matheus Henrique; Alisson, Luciano (Pepê, 31'/2°), Everton Cebolinha; Diego Tardelli. Técnico: Renato Portaluppi.
INTER (0)
Marcelo Lomba; Bruno (Patrick, 31'/2°), Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Uendel; Rodrigo Lindoso e Edenilson; Guilherme Parede (Danilo Fernandes, 9'/2°), Neilton (D'Alessandro, int.) e Wellington Silva; Paolo Guerrero. Técnico: Zé Ricardo.
Gols: Geromel (G), aos 33min do primeiro tempo; Rômulo (G), aos 32min do segundo tempo
Cartões amarelos: Maicon e Cortez (G); Edenilson, Patrick e Nico López (I)
Cartão vermelho: Marcelo Lomba (I)
Renda: R$ 1.778.772
Público: 44.376 (com 40.618 pagantes)
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gasse. VAR: Rodrigo Guarizo do Amaral (quarteto paulista).