Em seu retorno à elite do Campeonato Brasileiro, o Avaí fez a festa dos mais de 5 mil torcedores presentes no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, na noite deste domingo (10), ao ganhar do América-MG por 1 a 0. O time mineiro terminou a partida com nove jogadores em campo por causa das expulsões de Marlon e Matheusinho.
Os primeiros três pontos conquistados colocam o Avaí na mesma situação de São Paulo, Coritiba, Corinthians, Atlético-MG, Ceará e Cuiabá. Zerado, o América-MG volta suas atenções para a Copa Libertadores — enfrenta o Atlético-MG na quarta-feira, no Mineirão, pela segunda rodada.
O primeiro tempo na Ressacada foi morno, com os dois times encontrando dificuldades para criarem boas oportunidades por causa dos passes errados. Tanto que o lance mais emocionante aconteceu apenas aos 42 minutos.
Morato recebeu na meia-lua e ia sair na cara de Jailson, mas foi derrubado por Marlon. O árbitro Luiz Flavio de Oliveira mostrou amarelo, mas voltou atrás e expulsou o lateral do América-MG depois de consultar o VAR. Na cobrança da falta, Jailson evitou o gol de Vinícius Leite.
Logo aos três minutos do segundo tempo, Patric aproveitou livre dentro da área após cruzamento de Alê, mas a cabeçada saiu rente a trave, perdendo uma chance incrível. A resposta do Avaí foi mortal. Raniele aproveitou bola mal afastada pela zaga e bateu no canto de Jailson para abrir o placar.
A chuva começou a cair forte na Ressacada a partir dos 20 minutos. Para não correr risco de sofrer o empate, o Avaí partiu em busca do segundo gol. Eduardo recebeu de Dentinho, invadiu a área e foi travado na hora da finalização. Ainda nos acréscimos, Matheusinho entrou por cima de Jean Cléber e foi expulso depois do árbitro olhar o VAR.
Os dois times voltam a campo no próximo sábado, às 19h, pela segunda rodada. O Avaí enfrenta o Corinthians, na Arena, em São Paulo; e o América-MG recebe o Juventude, na Arena Independência, em Belo Horizonte.