O Campeonato Brasileiro de 2021 marca o retorno do interior gaúcho à elite do futebol nacional depois de 14 anos. O Juventude cumpriu um longo caminho por divisões ainda mais baixas antes de recuperar o lugar na primeira. A temporada do regresso começou com o título de Campeão do Interior do Gauchão, em campanha marcada por investimentos no Estádio Alfredo Jaconi.
— Foram vários anos fora da primeira divisão em um período que tivemos turbulências e muitas dificuldades, estamos pagando esta conta agora — avaliou Walter Dal Zotto, presidente do Juventude, na Confraria do Pedro Ernesto Denardin, no Show dos Esportes desta terça-feira (25):
— Vamos entrar em uma Série A novamente com o objetivo de permanecer na primeira divisão. Deixamos claro isso para o torcedor. Temos de ter os pés no chão nos investimentos, seguimos rigidamente o orçamento para não termos problemas no futuro.
O representante da Serra gaúcha estreia no Brasileirão no sábado (29), às 19h, contra o Cuiabá, na casa do mato-grossense campeão da Série B. A primeira meta no campeonato está bem estabelecida e é repetida por Dal Zotto:
— Ficando (na Série A) este ano, ficaremos mais, pois é o ano em que temos mais questões internas sendo saneadas. Talvez o investimento no futebol não tenha sido o ideal, mas faremos o melhor para representar Caxias do Sul e o Estado neste retorno.
Outro convidado da Confraria de Pedro Ernesto, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman também enalteceu a conquista do Juventude. Hocsman elogiou Dal Zotto, eleito o melhor dirigente do Gauchão 2021, e o parabenizou pelo retorno à primeira divisão nacional.
— Mostra a força do futebol gaúcho. É muito importante para o Estado voltar a ter três representantes na elite brasileira — frisou.