Começa em um mês, no dia 29 de maio, o Brasileirão 2021. Será a primeira vez desde 2007 que o Rio Grande do Sul terá três representantes na principal competição do futebol nacional. Além da dupla Gre-Nal, o Juventude garantiu o acesso à primeira divisão ao ficar com o terceiro lugar da Série B 2020.
Com o vice do Inter no último campeonato, o RS chega a esta edição tentando pôr fim a uma fila de 25 anos sem um título brasileiro – o último campeão foi o Grêmio, em 1996, enquanto os colorados não vencem desde 1979. A missão não será fácil, já que o atual bicampeão Flamengo manteve a base do elenco, bem como o Palmeiras, que vem de títulos da Libertadores e da Copa do Brasil. Outro time que desponta como candidato é o Atlético-MG, que se reforçou com nomes de peso.
GZH preparou um guia para mostrar como estão todos os 20 clubes do Brasileirão a um mês de a bola rolar. Confira:
Gaúchos
Grêmio
O momento no Grêmio é de reformulação. Depois de quatro anos e meio com Renato Portaluppi, o clube decidiu, em 16 de abril, após eliminação na Libertadores, trocar a comissão técnica. Chegou Tiago Nunes, que ainda não teve tempo de mostrar seu trabalho. Foram apenas duas contratações para a temporada, com as chegadas do lateral-direito Rafinha e do volante Thiago Santos. Tem apostado em jovens das categorias de base, como o goleiro Brenno, o lateral Vanderson e o atacante Ferreira.
No Gauchão, o Tricolor terminou a fase de grupos com a melhor campanha e classificou-se às semifinais para enfrentar o Caxias. Mas caiu na fase preliminar da Libertadores e agora tem pelo caminho a Copa Sul-Americana. O time tem sido bastante contestado defensivamente, com 16 gols sofridos em 16 jogos.
- Destaque: Diego Souza (centroavante).
Inter
O Colorado bateu na trave no último Brasileirão, quando ficou a um gol de conquistar o título. O clube aposta na chegada do técnico espanhol Miguel Ángel Ramírez para buscar o tetra em 2021. Dentro de campo, a maior esperança é o meia-atacante Taison, que retorna ao Beira-Rio após 11 anos no futebol europeu. Quem também chegou foi o jovem chileno Carlos Palacios, de 20 anos, que ainda não deslanchou.
O Inter fez a segunda melhor campanha do Gauchão, atrás do rival, mas vive atualmente seu melhor momento na temporada. Apesar de uma derrota para o Always Ready na estreia pela Libertadores, foram 15 gols marcados nas últimas três vitórias.
- Destaque: Taison (meia-atacante)
Juventude
De volta à elite após 14 anos, o Juventude contratou novamente o técnico Marquinhos Santos, que substituiu Pintado, responsável pelo acesso. O time da Serra se reforçou bastante para a disputa do Brasileirão, contratando, inclusive, o meia Chico, destaque do Atlético-GO em 2020. Também chegaram Matheus Jesus (volante), Wescley (meia), Rafael Forster (zagueiro), Elton (volante), Guilherme Castilho (meia), Paulo Henrique (lateral-direito), Renan Bressan (meia), Vitor Mendes (zagueiro), Cleberson (zagueiro), Matheus Peixoto (atacante) e Yago (volante).
O time quase ficou de fora das semifinais do Gauchão, mas uma vitória sobre o Brasil-Pel na última rodada rendeu o terceiro lugar. Agora, enfrentará o Inter na próxima fase. Caiu na Copa do Brasil para o Vila Nova-GO.
- Destaque: Guilherme Castilho
Paulistas
Bragantino
Décimo colocado no último Brasileirão, o time do artilheiro Claudinho, autor de 18 gols, tenta em 2021 continuar crescendo no cenário nacional e sonha com uma classificação à Libertadores. Para isso, mantém a fórmula de apostar em contratações de jovens, como o volante Jadsom, comprado por R$ 5,4 milhões junto ao Cruzeiro.
No Campeonato Paulista, lidera o Grupo C e já garantiu vaga antecipada às quartas de final. Estreou na Copa Sul-Americana com vitória sobre o Tolima-COL.
- Destaque: Claudinho (meia)
Corinthians
Depois de investir em contratações para 2020 e não conseguir os resultados desejados, a diretoria corintiana adotou um discurso de austeridade para este ano. Nenhum reforço foi apresentado pelo gigante paulista até o momento.
O time lidera com folga o Grupo A do Paulistão, com 12 pontos de vantagem para o segundo colocado. Ficou apenas no empate com o River Plate do Paraguai na estreia pela Copa Sul-Americana.
- Destaque: Cássio (goleiro)
Palmeiras
Ninguém na América do Sul teve um início de 2021 mais movimentado do que o Palmeiras, atual campeão da Libertadores e da Copa do Brasil. A equipe do português Abel Ferreira ainda disputou o Mundial de Clubes, a Recopa Sul-Americana e a Supercopa do Brasil, onde não teve sucesso.
O Palmeiras patina no Paulistão, onde é o terceiro colocado em sua chave, com seis pontos a menos do que o segundo colocado, o Novorizontino. Na Libertadores, é líder do Grupo A com duas vitórias, incluindo uma goleada por 5 a 0 sobre o Independiente del Valle, que eliminou o Grêmio na fase preliminar.
- Destaque: Raphael Veiga (meia)
Santos
Quem não vive bom momento é o atual vice-campeão da América, que viu saírem Diego Pituca, Lucas Veríssimo e Soteldo – a venda do venezuelano, inclusive, não rendeu nada para os cofres santistas, que deviam ao Huachipato-CHI. O técnico Cuca também não ficou, e seu substituto, Ariel Holan, pediu demissão nesta semana.
O Santos é o terceiro colocado em seu grupo no campeonato estadual e lanterna na Libertadores, onde perdeu os dois primeiros jogos.
- Destaque: Marinho (atacante)
São Paulo
O São Paulo é comandado por uma estrela do futebol sul-americano: Hernán Crespo, ídolo da seleção argentina entre os anos 1990 e 2000. Aos 45 anos, o técnico chega ao Brasil após ter conquistado o título da Copa Sul-Americana com o Defensa y Justicia na temporada passada. Junto dele, desembarcaram nomes experientes, como o zagueiro Miranda, o meia William e o atacante Éder. Também foram contratados o lateral-direito Orejuela, o meia Benítez e o atacante Bruno Rodrigues.
O São Paulo faz um início de temporada promissor, com apenas uma derrota. É dono da melhor campanha geral no Paulistão e estreou na Libertadores com goleada fora de casa sobre o Sporting Cristal-PER.
- Destaque: Daniel Alves (meia)
Cariocas
Flamengo
Atual bicampeão nacional, o Flamengo de Rogério Ceni chegará ao Brasileirão com pinta de favorito novamente. O grupo que levantou a taça no Morumbi em fevereiro foi mantido, e a base de time segue a mesma.
O time terminou a fase de grupos do campeonato estadual na liderança e disputará a semifinal contra o Volta Redonda no final de semana. Venceu as duas primeiras na Libertadores e tem a vaga ao mata-mata encaminhada.
- Destaque: Gabigol (centroavante)
Fluminense
O Flu é um dos times que mais contrataram no Brasil em 2021, a começar pelo técnico Roger Machado. Na dupla Gre-Nal, foram buscados o zagueiro David Braz e o centroavante Abel Hernández. Também chegaram ao Rio: Cazáres (meia), Bobadilla (atacante), Manoel (zagueiro), Wellington (volante), Samuel Xavier (lateral-direito) e Rafael Ribeiro (zagueiro).
O tricolor carioca terminou em segundo na fase de grupos do Estadual e também avançou às semifinais, onde terá a Portuguesa-RJ como adversária. Na Libertadores, estreou com um empate dentro de casa diante do River Plate de Marcelo Gallardo.
- Destaque: Fred (centroavante)
Mineiros
Atlético-MG
Há 50 anos sem conquistar um título do Brasileirão, o Galo chega em 2021 como um dos maiores candidatos à taça. Trouxe de volta Cuca, campeão da Libertadores pelo clube em 2013, e investiu em nomes de peso, como o atacante Hulk e o meio-campista Nacho Fernández. Reforçaram a equipe ainda o lateral-esquerdo Dodô e o volante Tchê Tchê.
Fez a melhor campanha da fase de grupos no Estadual e agora terá o Tombense pelo caminho na semifinal. Na Libertadores, somou quatro pontos nas duas primeiras partidas.
- Destaque: Nacho Fernández (meia)
América-MG
O América, neste momento, parece ter tomado o lugar do Cruzeiro como segunda força de Belo Horizonte. Conseguiu o acesso à Série A, diferentemente do rival celeste, e neste ano fez campanha melhor no Campeonato Mineiro. Os dois se cruzarão nas semifinais, inclusive. O Coelho do técnico Lisca reforçou-se com os atacante Ribamar e Leandro Carvalho e o zagueiro Ricardo Silva. O treinador ainda parece ser a grande estrela da equipe.
- Destaque: Lisca (técnico)
Cearenses
Ceará
O Vozão segue em alta após a boa campanha no Brasileirão do ano passado, quando garantiu lugar na Sul-Americana. Também foi ao mercado, com destaque para as chegadas de Yony Gonzáles, ex-Fluminense, e Jael, campeão da Libertadores pelo Grêmio.
Está na final da Copa do Nordeste com o Bahia, após deixar pelo caminho Sampaio Corrêa e Vitória. Lidera seu grupo na Sul-Americana, com quatro pontos em dois jogos.
- Destaque: Felipe Vizeu (centroavante)
Fortaleza
O Fortaleza parece não ter se encontrado desde a saída de Rogério Ceni para o Flamengo. Após eliminação na Copa do Nordeste, o time demitiu o técnico Enderson Moreira e segue em busca de um substituto no mercado. Chegaram para este ano o meia Lucas Crispim, o atacasnte Robson, os laterais-direitos Daniel Guedes e Yago Pikachu, o volante Gustavo Blanco, o atacante Wellington Nem e o zagueiro Marcelo Benevenutto. Da dupla Gre-Nal, desembarcaram o volante Matheus Jussa, ex-Inter, e o meia-atacante Isaque, emprestado pelo Grêmio.
Estreou com vitória sobre o Atlético-CE no campeonato estadual e está na terceira fase da Copa do Brasil, onde enfrentará o rival Ceará.
- Destaque: Wellington Paulista (centroavante)
Outros Estados
Athletico-PR
O Furacão mantém a tradição dos últimos anos de usar a equipe sub-23 na disputa do Campeonato Paranaense, mas chegou a usar alguns atletas do grupo principal para dar ritmo de jogo antes da estreia na Sul-Americana. Na competição continental, estreou com vitória fora de casa sobre o Aucas, do Equador. Contratou o lateral-direito Marcinho.
- Destaque: Nikão (meia-atacante)
Atlético-GO
É extensa a lista de reforços do Dragão para a temporada: Fernando Miguel (goleiro), Igor Cárius (lateral-esquerdo), Nathan (volante), André (meia), Matheus Oliveira (meia), Victor Paraíba (meia), João Paulo (meia), Paulo Dyego (atacante), André Luis (atacante), Arthur Gomes (atacante).
Dentro de campo, o time do técnico Jorginho tem mandado no Estado, onde terminou a fase de grupos com nove vitórias e um empate. Nas quartas de final, goleou o Goiás por 3 a 0 fora de casa e encaminhou a classificação, que ainda depende do jogo da volta. Na Copa do Brasil, eliminou o Joinville e enfrentará o Corinthians na terceira fase.
- Destaque: Roberson (atacante)
Bahia
O Bahia, treinado por Dado Cavalcanti, também está entre os que mais contrataran para esta temporada, incluindo Thaciano e Lucas Araújo, do Grêmio. Ao todo, foram 11 chegadas: Pablo (volante), Matheus Galdezani (volante), Jonas (volante), Denis Junior (goleiro), Luiz Otávio (zagueiro), Gérman Conti (zagueiro), Óscar Ruiz (meia), Thonny Anderson (meia-atacante) e Maycon Douglas (atacante).
Apesar da campanha irregular no Campeonato Baiano – é o quarto colocado na fase de grupos –, é finalista da Copa do Nordeste. Também é apontado como favorito à conquista do Estadual, já que hoje estaria entre os semifinalistas.
- Destaque: Gilberto (centroavante)
Chapecoense
Campeã da Série B na última temporada, a Chape volta à Série A com status de melhor time de Santa Catarina. O clube não poupou esforços para reforçar o elenco. Contratou o goleiro Keiller, que estava sem espaço no Inter. Além dele, chegaram Brayan (volante), Fabinho (atacante), Ravanelli (meia), Kaio Nunes (atacante), Geuvânio (meia-atacante), Laércio (zagueiro) e Léo Gomes (volante). O técnico também é novo, já que Umberto Louzer pediu demissão e acertou com o Sport. Mozart, ex-CSA, foi anunciado em seu lugar.
No Estadual, a Chape fez a melhor campanha da fase de grupos, com oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Na primeira partida das quartas de final, ficou no 0 a 0 fora de casa com o Hercílio Luz. Enfrentará o ABC de Natal na terceira fase da Copa do Brasil.
- Destaque: Perotti (atacante)
Cuiabá
Uma das surpresas do futebol brasileiro na última temporada, o Cuiabá conseguiu o acesso à primeira divisão pela primeira vez. Entre os reforços, está a promessa Guilherme Pato, do Inter, cedido por empréstimo até o final de 2021 para ganhar experiência. Quem também se destaca é o goleiro Walter, reserva de Cássio no Corinthians nos últimos anos. Outros nomes conhecidos do público gaúcho são o zagueiro Paulão e o lateral-esquerdo Uendel. Ainda chegaram no clube Camilo (volante), Marllon (zagueiro), Jonathan Cafú (atacante), Osman (atacante), Uillian Correa (volante) e Wálber (zagueiro).
O time terminou a fase de grupos do Campeonato Mato-grossense em primeiro, com sete vitórias e dois empates. Largou em vantagem nas quartas de final, ao bater o Dom Bosco por 2 a 0 fora de casa na primeira partida. Na Copa do Brasil, caiu nos pênaltis para o 4 de Julho-PI. O técnico é Alberto Valentim, ex-Botafogo.
- Destaque: Élton (atacante)
Sport
O Sport ficou a um ponto de ser rebaixado para a Série B no último Brasileirão e agora tenta fazer uma campanha que o permita ao menos disputar a Copa Sul-Americana. Foram contratados Maxwell (atacante), Jonas Toró (atacante), Neílton (atacante), Santiago Tréllez (centroavante), Thiago Lopes (meia), Sabino (zagueiro), Zé Welison (volante) e Rentería (volante).
A campanha na Copa do Nordeste foi decepcionante, com a lanterna do Grupo B, e o técnico Jair Ventura acabou demitido. Umberto Louzer, campeão da Série B com a Chape, foi buscado para o lugar. No Pernambucano, o time é o segundo colocado, atrás do rival Náutico.
- Destaque: Thiago Neves