O Brasileirão 2019 apresenta novidades aos torcedores. O principal campeonato nacional, que começou no último sábado (27), tem algumas diferenças em relação aos anos anteriores no que diz respeito à transmissão dos jogos pela televisão.
Isso porque, dos 20 clubes participantes da Série A, sete assinaram contratos de TV fechada com o conglomerado americano Turner, que no Brasil administra o canal de filmes e séries TNT. Assim, algumas equipes, entre elas o Inter, não terão suas partidas transmitidas pelo SporTV.
Pelo modelo determinado pela lei brasileira, a mesma emissora deve ter acordo firmado com os dois times para poder transmitir uma partida — diferentemente do modelo inglês, por exemplo, em que basta ter contrato com o time mandante.
No Campeonato Brasileiro, há quatro pacotes para as transmissões: TV aberta, TV por assinatura, pay-per-view e internet. A Turner só concorreu com a Globo (SporTV) no pacote de TV por assinatura — TV aberta e pay-per-view (Premiere) são limitados aos canais da Globo.
TV aberta
Todos os times assinaram contrato com a Globo — o Palmeiras foi o que mais demorou, mas chegou a um acordo no dia 23 de maio. Portanto, a emissora pode exibir todos os jogos que tiver interesse na TV aberta.
TV por assinatura
Os 13 times que permanecem vinculados ao pacote do SporTV são: Grêmio, Atlético-MG, Avaí, Botafogo, Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, CSA, Flamengo, Fluminense, Goiás, São Paulo e Vasco. Quando eles jogarem entre si, as partidas poderão passar no canal 39 (ou, em HD, 539 na Net e 439 na Sky).
Já os que optaram pela Turner — Inter, Fortaleza, Athletico-PR, Bahia, Ceará, Santos e Palmeiras — terão os confrontos entre eles transmitidos pela TNT (canais 151 e 651, em HD, pela Net; e 108 e 508, em HD, pela Sky). Por força de acordo entre as partes, a TNT não mostra jogos para os Estados em que eles ocorrem.
Quando houver um jogo entre dois times que assinaram acordos com grupos diferentes, os jogos não serão exibidos nem pelo SporTV, nem pela TNT.
Pay-per-view
A Globo fechou contrato com 19 clubes para o sistema pay-per-view (jogos exibidos nos canais Premiere). Só o Athletico-PR não assinou com qualquer emissora para este formato de transmissão — assim como no acordo de TV aberta, o Palmeiras só chegou ao acordo no fim de maio. Assim, o Premiere poderá exibir todos os jogos do campeonato, menos os que envolvem os paranaenses.
Cenário do Inter
No caso colorado, que assinou contratos com a Globo para TV aberta e pay-per-view e com a Turner para TV fechada, todos os jogos terão cobertura. Quando enfrentar equipes que não pertençam ao pacote da Turner, as transmissões ficarão a cargo da Rede Globo e do Premiere. Assim será o clássico Gre-Nal, por exemplo. Os jogos no Beira-Rio não terão exibição da TNT para o Rio Grande do Sul.
Cenário do Grêmio
No caso tricolor, a partir do acerto do Palmeiras com a Globo, todos os jogos terão exibição — a menos que, eventualmente, a Rede Globo opte por não incluir os jogos contra o Athletico-PR em sua grade de TV aberta. Todos os jogos, à exceção dos duelos contra o Athletico, terão exibição no Premiere. O SporTV poderá transmitir os jogos gremistas contra Atlético-MG, Avaí, Botafogo, Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, CSA, Flamengo, Fluminense, Goiás, São Paulo e Vasco.
Quem tem contrato com quem
TV aberta
Globo: Athletico-PR, Atlético-MG, Avaí, Bahia, Botafogo, CSA, Ceará, Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Inter, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco.
TV por assinatura
SporTV (Globo): Grêmio, Atlético-MG, Avaí, Botafogo, Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, CSA, Flamengo, Fluminense, Goiás, São Paulo e Vasco.
TNT (Turner): Inter, Athletico-PR, Bahia, Ceará, Fortaleza, Palmeiras e Santos.
Pay-per-view
Premiere (Globo): Atlético-MG, Avaí, Bahia, Botafogo, CSA, Ceará, Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Inter, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco.
Sem contrato: Athletico-PR.
Confira onde passarão os próximos jogos da dupla Gre-Nal no Brasileirão:
6ª rodada
26/5, às 16h: Grêmio x Atlético-MG — Globo e Premiere
26/5, às 16h: Santos x Inter — Globo, Premiere e TNT
7ª rodada
1/6, às 16h: Bahia x Grêmio — Premiere
2/6, às 19h: Inter x Avaí — Premiere
8ª rodada
8/6, às 19h: Grêmio x Fortaleza — Premiere
9/6, às 11h: Vasco x Inter — Premiere
9ª rodada
12/6, às 19h15min: Botafogo x Grêmio — SporTV e Premiere
12/6, às 21h30min: Inter x Bahia — Globo, Premiere; e TNT (menos para o RS)