Depois de perder no meio de semana para o Bahia por 2 a 1 na Copa Sul-Americana, o Botafogo ficou no estado nordestino para enfrentar o Vitória, no Barradão, neste domingo (23). Na partida que começou às 18h, o time carioca fez um jogo aberto contra os baianos e venceu pelo placar de 4 a 3, com direito a gol adversário antes do primeiro minuto da partida, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com força máxima em campo, com exceção de Leo Valencia, lesionado, o Botafogo começou o jogo da pior maneira possível. Após alguns poucos toques na bola, Yago fez ótimo lançamento nas costas do lateral esquerdo Moisés, Lucas Fernandes recebeu livre, cortou o defensor do Bota e colocou no canto direito de Saulo, que nada pôde fazer. O Vitória continuou explorando o lado esquerdo da defesa alvinegra e por ali criou as melhores oportunidades da primeira etapa, com Neilton, Lucas Fernandes e o jovem Cedric.
O Vitória era melhor na partida, tinha mais posse de bola e chegava com perigo a frente, principalmente com o atacante Leo Ceará. Mas, se no ataque o time nordestino era efetivo, não se podia dizer o mesmo do sistema defensivo. O Botafogo, que também não fazia um bom jogo na parte de trás, começou a gostar do jogo.
A descompactação do time baiano fazia com que os atacantes da equipe carioca do ficassem no mano com os defensores. Em uma dessas jogadas, o atacante Kieza recebeu uma bola com apenas uma marcador pela frente, trombou com o defensor e tocou no canto do goleiro Ronaldo, empatando a partida.
Antes mesmo do gol de Kieza, o Botafogo já tinha apresentado uma melhora na partida. Ao 42 do primeiro tempo, Erik achou um lindo passe para Rodrigo Lindoso, que livre de marcação, tocou com categoria por cima do goleiro para virar o jogo. Mas a alegria dos botafoguenses durou poucos minutos na etapa final, porque logo aos cinco minutos o lateral Fabiano subiu sozinho na defesa alvinegra para deixar tudo empatado novamente.
A partir daí, o Botafogo liquidou a partida. Aos oito minutos, Moisés foi à linha de fundo, e Léo Gomes tocou contra o próprio patrimônio. Dez minutos depois, foi a vez de Erik balançar a rede pela primeira vez pelo Botafogo. O atacante recebeu cruzamento de Moisés, disputou a bola com Ronaldo e a viu morrer no fundo do gol.
No final da partida, ainda deu tempo do Vitória descontar, com Mauricio Cordeiro, mas não foi o suficiente para evitar a derrota. Com o resultado, o Botafogo foi a 12ª posição, com 32 pontos.