Os jogos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, deram para os clubes do futebol nacional um artigo de luxo na atualidade: espaço na agenda para aprimorar os treinamentos. Avaí e Chapecoense, na Série A, além de Criciúma e Figueirense, na Segunda Divisão, fazem parte deste grupo de beneficiados, que têm desafios bem claros para resolver até a bola voltar a rolar. Confira o panorama de cada equipe no momento.
Avaí
Situação
A posição na tabela de classificação da Série A é indigesta. O time está na zona de rebaixamento. No entanto, os resultados nos últimos jogos trouxeram esperança. Com a vitória sobre a Chapecoense por 1 a 0, em casa, o Leão está na 18ª posição, com os mesmos 25 pontos que o Verdão (17º), mas atrás pelos critérios de desempate.
Programação
Vitorioso na rodada que antecedeu a parada no Brasileirão, o Avaí retornou aos treinamentos na segunda-feira. Os jogadores trabalham na Ressacada nas manhãs desta terça-feira, quarta e quinta, e ganham folga entre sexta e domingo.
Retorno
O primeiro jogo na volta ao campeonato está marcado para o domingo (10), contra o Sport, fora de casa. Na sequência, o time receberá o Atlético-MG, na Ressacada, dia 17, e depois sai para o duelo com o Flamengo, dia 23.
Desafios
Com pontuação de líder no returno, o Avaí vai precisar manter o desempenho para sair e se manter fora do Z-4. Principalmente, terá de repetir as últimas atuações e triunfar sobre equipes da parte de cima da tabela, como ocorreu no primeiro turno, nas vitórias sobre Botafogo, Grêmio e Cruzeiro.
Chapecoense
Situação
O momento da Chapecoense preocupa. A equipe perdeu os últimos dois jogos, ambos por 1 a 0, diante do Avaí fora de casa e do Corinthians na Arena Condá, e ocupa a zona de rebaixamento. Agora, o time do Oeste catarinense luta para não cair para a Série B. O triunfo do Vitória sobre o Coritiba por 1 a 0, na noite de segunda-feira, empurrou a Chape para o Z-4.
Programação
O Verdão dividiu o grupo em dois. Uma parte (18 jogadores) embarcou nesta segunda-feira para Roma, na Itália. Dos titulares, apenas os zagueiros Grolli e Fabrício Bruno e o volante Lucas Mineiro estão na lista. Na sexta, o Verdão joga amistoso contra a Roma, às 15h45min (horário de Brasília). O restante do elenco volta a treinar a partir de quarta.
Retorno
A retomada no Brasileirão ocorrerá em 10 de setembro, em casa, contra o Cruzeiro. Nas duas rodadas seguintes, o Verdão vai a Porto Alegre jogar contra o Grêmio e depois recebe a Ponte Preta.
Desafios
A Chapecoense precisa reverter a fase negativa. Até agora, no returno, o time soma duas derrotas e uma vitória. O técnico Vinícius Eutrópio pretende usar o período de folga para entrosar os reforços na equipe, como os equatorianos Penilla e Guerrero, o atacante Júlio César, o lateral Roberto e os volantes Canteros e Elicarlos.
Criciúma
Situação
O time está no meio da tabela da Série B (10º), com 31 pontos. Depois de iniciar com o pé direito o returno, quando venceu o Santa Cruz por 2 a 1 fora de casa, e alcançar a 7ª colocação, o Tigre só empatou com o Oeste em casa, 1 a 1, e ficou no 0 a 0 com o então líder América-MG. Não fossem outros tropeços, o time já estaria ao menos na porta do grupo de acesso.
Programação
Os jogadores se reapresentaram nesta segunda-feira. Os treinamentos seguem em dois períodos nesta terça, quarta e sexta. Ainda haverá trabalho na quinta e no sábado, mas em menor intensidade. O grupo folga no domingo e os trabalhos serão retomados no início da próxima semana. Ainda não está confirmado, mas é possível que o Tigre faça algum jogo-treino.
Retorno
A retomada do Criciúma será no dia 9, quando a equipe do técnico Luiz Carlos Winck recebe o Luverdense. Depois, faz mais um jogo no Heriberto Hülse, dia 12, contra o Juventude, e na sequência tem o CRB, dia 23, fora de casa.
Desafios
A vantagem do Tigre na retomada do campeonato pode ser o fator casa. O time fará duas partidas diante de seu torcedor, mas precisa começar a confirmar os resultados no Majestoso, onde tem oscilado nos resultados.
Figueirense
Situação
Na zona de rebaixamento da Série B, o Figueirense reencontrou a vitória na última rodada. Depois de bater o Guarani por 2 a 1, o time subiu uma posição e agora está em 17º lugar, com 24 pontos, um a menos que o Goiás (16º), o primeiro fora do Z-4.
Programação
Os trabalhos durante a pausa na tabela iniciam na tarde desta terça-feira, no centro de treinamentos. Serão dez dias de preparação até o retorno da competição. Segundo a assessoria do clube, não haverá folga para os jogadores no período. O embarque para Minas Gerais está marcado para o dia 6.
Retorno
O Figueira terá duas partidas fora de casa na sequência da competição. Primeiro, viaja para Varginha, onde encara o Boa Esporte, na sexta-feira (8), e depois vai ao Beira-Rio medir forças com o Internacional, dia 16. O Alvinegro só volta a atuar em casa no dia 23, diante do ABC.
Desafios
A sequência requer empenho máximo do Figueira. O CEO Alex Bourgeois escreveu em uma rede social após o triunfo sobre o Guarani que faltam 16 finais. O comentário ilustra o ambiente no clube. Todas as partidas são decisivas. O técnico Milton Cruz pretende aproveitar o período para implantar sua filosofia de jogo.