O Palmeiras já começou a montar o time de 2016, ano que pode marcar o retorno do clube à Copa Libertadores após duas temporadas de ausência. O foco das primeiras ações da diretoria foi o sistema defensivo: depois de renovar os contratos do goleiro Fernando Prass e do zagueiro Vitor Hugo, o clube abriu conversas para manter Jackson, também defensor, que tem os direitos econômicos vinculados ao Inter.
- Já tivemos uma primeira conversa, sim, há umas duas semanas. O Palmeiras tem até 31 de dezembro para exercer a opção de compra. Vamos esperar passar essa fase, ver se pega a vaga na Libertadores - disse João Marcos, empresário do jogador que tem sido titular do time.
Jackson chegou ao clube em janeiro, emprestado pelo Inter, com quem tem contrato até o fim de 2017. O clube paulista tem preferência para adquirir 40% dos direitos sob valor fixado. Outro zagueiro com contrato perto do fim é Victor Ramos, emprestado pelo Monterrey-MEX. Ainda não houve uma conversa sobre a possibilidade de exercer a opção de compra, mas o jogador deseja permanecer no Allianz Parque e seu estafe crê que isso ocorrerá.
Zé Roberto, que pode jogar como meia ou lateral-esquerdo, é o outro atleta que já foi procurado para renovar. Ele disse na quarta-feira que vai deixar a decisão para depois por estar focado na reta final do Brasileiro e da Copa do Brasil, mas avisou que tem o desejo de permanecer e que a decisão precisará de apenas "cinco ou dez minutos" para acontecer.
Já o goleiro Aranha e o lateral-esquerdo João Paulo têm chances grandes de deixar o clube em dezembro. A diretoria, inclusive, já está no mercado em busca de outro jogador para a esquerda. A má fase de Egídio também pesa para que a posição seja uma das prioridades.
Os outros jogadores que ficarão sem contrato em 31 de dezembro atuam do meio para a frente: o volante Andrei Girotto e os atacantes Kelvin e Rafael Marques. Ainda não há negociações para renovar com eles.
O caso de Rafael é o que chama mais atenção: ele é o artilheiro do Palmeiras no ano, com 15 gols, mas está emprestado pelo Henan (CHN) e é considerado caro no momento.
*LANCEPRESS