Se a missão era trazer os primeiros pontos fora de casa no Brasileirão 2015, a Chapecoense cumpriu o objetivo em grande estilo. Diante de um Mineirão com mais de 35 mil torcedores e pela primeira vez jogando às 11h de domingo, o Verdão do Oeste bateu o atual bicampeão Cruzeiro por 1 a 0, com gol de Camilo, e quebrou o jejum de não vencer longe da Arena Condá. Com o resultado, o time catarinense soma agora 12 pontos e ocupa provisoriamente a oitava posição no campeonato.
Vinícius Eutrópio destaca importância da vitória e já pensa no Sport
Jogadores comemoram resultado histórico da Chapecoense no Mineirão
Autor do gol, Camilo estraga a festa do padrinho Fábio
A Chapecoense volta a campo pelo Brasileirão no próximo sábado, às 18h30min, quando enfrenta o Sport Recife na Arena Condá, em partida da 9ª rodada do campeonato.
Equilíbrio no primeiro tempo
Quem esperava um visitante recuado demais ao enfrentar o atual bicampeão brasileiro, se surpreendeu com a postura do Verdão na manhã deste domingo. Com marcação firme e organizada e arriscando alguns contra-ataques rápidos, o Verdão não se intimidou e manteve um confronto equilibrado durante todo o primeiro tempo.
Confira a tabela atualizada da Série A
Leia mais notícias da Chapecoense
Com as duas equipes bem postadas na defesa, os primeiros 30 minutos foram de poucas emoções. Só aos 32 minutos o Cruzeiro levou maior perigo à meta da Chapecoense, quando Allano pegou uma sobra no lado esquerdo e finalizou. A bola explodiu em Apodi e foi pela linha de fundo.
Aos 35 minutos, a resposta verde foi fatal. Camilo cobrou falta com categoria e, contando com um pulo atrasado do goleiro Fábio no canto esquerdo do gol, abriu o placar para o time catarinense. A partir daí, o Cruzeiro tentou furar a marcação da Chapecoense, sem sucesso.
Placar mantido
O Cruzeiro voltou para a etapa final com duas mudanças por opção técnica de Vanderlei Luxemburgo: Fabiano no lugar de Mayke, na lateral-direita, e Bruno Edgar na vaga de Henrique, no meio-campo. As mudanças deram mais qualidade à equipe mineira, que pressionou mais do que na primeira etapa. Apesar de ter mais trabalho, porém, a defesa da equipe visitante conseguiu segurar o ataque cruzeirense.
No Verdão do Oeste, o segundo tempo marcou a estreia - discreta - de Cleber Santana. Recém-contratado junto ao Criciúma, o meia teve o nome registrado na CBF e entrou no jogo aos 23 minutos da etapa final.
A Raposa continuou se lançando ao ataque, mas a marcação da Chapecoense seguiu efetiva e assegurou a primeira vitória fora de casa no Campeonato Brasileiro. Outro tabu quebrado foi o de nunca ter vencido o clube mineiro. Em 2012, pela Copa do Brasil, a Chape empatou por 1 a 1 na Arena Condá e perdeu por 4 a 1 no Mineirão. No ano passado, novo empate por 1 a 1 em casa e derrota por 4 a 2, em Minas.
FICHA TÉCNICA
Cruzeiro 0
Fábio; Mayke (Fabiano), Manoel, Bruno Rodrigo e Pará (Joel); Charles, Henrique (Bruno Edgar), Allano e Marquinhos; William e Leandro Damião. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Chapecoense 1
Danilo; Apodi, Rafael Lima, Neto e Dener; Elicarlos, Bruno Silva, Gil (Neném), Wagner (Hyoran e Cléber Santana) e Camilo; Edmílson. Técnico: Vinícius Eutrópio
Horário: 11h
Arbitragem: Pericles Bassols Pegado Cortez, auxiliado por Luiz Cláudio Regazone e Dibert Pedrosa Moises (trio de RJ)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Gol: Camilo (CHA), aos 35 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Pará, Henrique, Bruno Edgar e Bruno Rodrigo (CRU); Gil, Neto e Danilo (CHA)
Clique na imagem e acesse o Guia Online do Campeonato Brasileiro