Aos 28 anos, Elias está de volta ao Corinthians. Após algumas semanas de negociações e tratativas, que nos últimos dias viraram troca de farpas entre os clubes, o Corinthians conseguiu convencer o Sporting (POR) a liberá-lo.
O Alvinegro pagará 4 milhões de euros (cerca de R$ 13 milhões) pelos 50% dos direitos econômicos que pertenciam ao clube de Lisboa - outra metade segue com o empresário Jorge Mendes. O volante, que retornará ao Timão após pouco mais de três anos, ficará por três temporadas.
Elias é o segundo reforço do técnico Mano Menezes para o Campeonato Brasileiro - Petros, do Penapolense, já treina com os companheiros. A confirmação da contratação é um alívio para os dirigentes corintianos que, ao trazer um dos maiores ídolos nos últimos anos, conseguiram dar uma resposta à torcida, sedenta por grandes contratações após o fracasso no Paulistão.
Como a janela de transferência está fechada, Elias só poderá vestir a camisa do Corinthians após a Copa do Mundo, quando a mesma reabrirá. O LANCE!Net apurou que, durante esse período, o jogador ganhará um salário "simbólico" de R$ 50 mil, aproximadamente 10% do que receberá no Alvinegro.
Elias chegou ao Corinthians em meados de 2008, vindo da Ponte Preta, onde tinha acabado de ser vice-campeão do Paulista. Na sequência, tornou-se um dos principais jogadores da equipe que conquistaria três títulos: Série B (2008), Paulista (2009) e Copa do Brasil (2009), todas sob o comando de Mano Menezes, atual treinador do Corinthians.
Sua trajetória no Parque São Jorge acabou em dezembro de 2010, quando foi atuar no Atlético de Madri (ESP). Na ocasião do seu último jogo - contra o Goiás, em Goiânia -, aos prantos, prometeu retornar ao clube.
Elias voltou ao Brasil no início de 2013, mas para jogar no Flamengo. Sem acerto entre rubro-negros e portugueses, o volante ficou sem atuar por um período.