Se por um lado a vitória do Sport por 2 a 0 sobre o Botafogo, na Ilha do Retiro, foi boa para o time pernambucano, foi péssima para o carioca. Com o resultado, o Leão está apenas há um ponto da Portuguesa e de sair da zona de rebaixamento. Por sua vez, o Glorioso não tem mais chances de jogar a Libertadores do ano que vem, deixando assim de alcançar o objetivo do ano.
Dessa maneira, o Sport chegou aos 40 pontos e ocupa a 17ª posição. Já o Glorioso, se manteve com 54 pontos e caiu para a sexta posição - sendo ultrapassado pelo Corinthians - e cumpre tabela nas próximas duas rodadas.
RUIM PARA AMBOS
Quem esperava um primeiro tempo movimentado entre Sport e Botafogo ficou decepcionado. Sem grande ímpeto ofensivo, os dois times protagonizaram 45 minutos chatos. Para não ser injusto com o Leão, o time buscou bastante mas não conseguiu nada demais. Apenas em dois lances assustou de verdade, em um Jefferson salvou e depois Hugo perdeu gol feito.
Verdade seja dita, os dois treinadores escalaram seus times com o melhor que tinham. Ou seja, não há explicação para o futebol ruim apresentado. Por fim, ficou a sensação de que nenhum dos times seria capaz de algo mais do que aquilo. Não por isso, estão na iminência de não chegar aos respectivos objetivos.
Nem Seedorf foi capaz de melhorar a situação. O holandês, por sua vez, apareceu bastante ao dar bronca em seus companheiros. Como sempre, sua liderança em campo foi percebida, porém não teve muito efeito. Para não passar batido, menção honrosa para o lindo drible do camisa 10 em Moacir. Duas balançadas de corpo e a bola entre as pernas do adversário.
MERECIDAMENTE LEÂO VITORIOSO
Os primeiros minutos do segundo tempo foram melhores por conta do Botafogo. Logo no primeiro minuto, Seedorf achou Lucas no meio da área, que cabeceou para Bruno Mendes quase marcar. Porém, a chance mais clara de marcar foi para o Sport. Reinaldo cobrou linda falta e Jefferson foi buscar no ângulo.
Como o futebol é justo, o Sport, melhor no jogo, abriu o placar. Aos 12 minutos, Felipe Azevedo achou Henrique na cara de Jefferson. O atacante, que tinha acabado de entrar em campo, não foi fominha e soltou de lado para Gilberto empurrar para às redes. Mesmo não sendo brilhante, e sequer jogando bem, o Leão mereceu muito mais marcar um gol. Quatro minutos depois, Jefferson salvou de novo em chute de Felipe Azevedo. Ou seja, a felicidade do Glorioso durou pouco e o futebol passou de promissor a enganador.
Se não bastasse o drama botafoguense, no último minuto o árbitro Ricardo Marques Ribeiro não marcou pênalti em lance duvidoso em cima de Elkeson. Reclamação, não muito grande, por conta do Botafogo. Para sacramentar o problema, Henrique recebeu sozinho na grande área e marcou belo gol para o Sport.
Na próxima rodada o Botafogo recebe o Atlético-MG, às 17h, no Engenhão. Ao mesmo tempo, o Sport enfrenta o Fluminense, na
Ilha do Retiro. Os dois jogos são válidos pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
SPORT 2 X 0 BOTAFOGO
Local: Ilha do Retiro, Recife (PE)
Data-hora: 18/11/2012, às 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Roberto Braatz (PR) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Cartões amarelos: Cicinho (SPT)
Cartões vermelhos: Não houve
Gols: Gilberto 13'/2ºT (1-0), Henrique 44'/2ºT (2-0)
SPORT: Saulo, Cicinho, Aílson, Diego Ivo e Reinaldo; Tobi, Moacir, Hugo e Gilsinho (Henrique, 9'/2ºT); Gilberto (Willians, 26'/2ºT) e Felipe Azevedo (Felipe Menezes, 35'/2ºT). Técnico: Sérgio Guedes
BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo (Elkeson, 33'/2ºT); Gabriel, Renato (Fellype Gabriel, 20'/2ºT), Andrezinho, Seedorf e Lodeiro (Vitor Júnior, 39'/2ºT); Bruno Mendes. Técnico: Oswaldo de Oliveira