Com o Campeonato Brasileiro se aproximando da reta final e o Fluminense disparado na liderança, os torcedores começam a fazer as contas para saber de quantos pontos seus times precisarão para conquistar o que desejam na competição. O matemático Tristão Garcia, levanta as chances de cada time conquistar o que deseja:
Fluminense
Na liderança isolada da competição com 69 pontos e um aproveitamento de 74,2%, o Fluminense é o favorito para conquistar o Campeonato Brasileiro em 2012. O Tricolor carioca tem 94% de chances de ficar com o título e 99% de chances de garantir a vaga na Libertadores da América de 2013.
O Flu faz três jogos em casa e quatro fora e o Flu precisa vencer quatro destes sete jogos para garantir o título, enquanto uma vaga na Libertadores fica confirmada com uma vitória.
Atlético-MG
Segundo colocado com 60 pontos e lutando para se manter na cola do Fluminense, o Atlético-MG tem 4% de chances de ser campeão. Um dado que pode ajudar é o fato de jogar em casa em quatro dos sete jogos restantes, incluindo um confronto direto contra o Flu e um jogo contra o virtual rebaixado Atlético-GO.
Com 99% de chances de ir para a Libertadores, o Galo precisa vencer quatro jogos para garantir a vaga na competição nacional sem depender de outros resultados.
Grêmio
O Tricolor gaúcho é o terceiro colocado com 58 pontos e precisa de cinco vitórias em seus sete jogos para se garantir na Libertadores de 2013. As esperanças de título do Grêmio são pequenas. Com apenas 2% de chances, o Tricolor precisa tirar 11 pontos de diferença para o líder Fluminense.
Dos sete jogos restantes, o Grêmio faz quatro em casa. Inclusive um contra o São Paulo, concorrente direto por uma vaga no G4.
São Paulo
Já sem chances de título, o Tricolor paulista é o quarto colocado com 55 pontos. Com uma tabela complicada na reta final, o São Paulo precisa seis dos sete jogos restantes para garantir a vaga no G4 sem depender de tropeços do Vasco.
Vasco da Gama
O clube de São Januário tem 15% de chances de chegar a Libertadores de 2013. Para isso, precisa tirar os cinco pontos de vantagem que o São Paulo tem. A grande vantagem do Vasco é fazer cinco jogos em casa na reta final. A força de São Januário pode fazer a diferença para o clube.
Inter
Na sexta posição com 45 pontos e com apenas 1% de chance de terminar no G4, o Colorado dificilmente conseguirá uma vaga para a Libertadores. O Inter precisa vencer seus jogos e torcer por muitos tropeços de Vasco e São Paulo.
Botafogo
Sétimo com 44 pontos e último time com chances reais de chegar ao G4, o Fogão terá três jogos em casa para tirar os 11 pontos de diferença que o separam do São Paulo.
Fuga do Rebaixamento
O Atlético-GO é o lanterna do Brasileirão com apenas 23 pontos ganhos. Para ter chances de escapar da degola, o Dragão precisa vencer todos os seus sete jogos restantes.
A situação do Figueirense, apesar de menos desesperadora, também é preocupante. O Alvinegro catarinense tem 28 pontos e precisa de seis vitórias para fugir da queda.
Antes com 93% de chances de cair, o Palmeiras (18º colocado) se recuperou com a vitória sobre o Bahia e tem agora 83% de risco. O risco do Verdão é menor que o do Sport, que tem um ponto a mais na classificação. O motivo para isto é a quantidade de jogos em casa de cada equipe. O Palmeiras ainda jogará quatro vezes em São Paulo, enquanto o Rubro-Negro pernambucano só fará três partidas na Ilha do Retiro.