Contrariando uma tendência dos últimos anos, no Brasileirão 2012 todos os candidatos a artilheiro têm a profissão de centroavante registrada na Carteira de Trabalho - Fred (Fluminense), Luis Fabiano (São Paulo) e Vagner Love (Flamengo) lideram, com 10 gols, seguidos por Alecsandro (Vasco) e Wellington Paulista (Cruzeiro), ambos com nove.
Coincidência ou não, times que não têm um goleador ou que os perdem para lesões ou para a Seleção, como é o caso de Leandro Damião, do Inter, acabam tendo mais dificuldades.
Alguns dos candidatos a artilheiro estarão em campo na noite desta quarta, quando oito jogos abrem a 22ª rodada.
FLAMENGO x PONTE PRETA
19h30min - Raulino de Oliveira
Vagner Love cresceu muito a partir da chegada de Dorival Júnior ao comando do Flamengo. Dos 10 gols que o colocam na liderança da tabela de artilheiros (ao lado de Fred e Luis Fabiano), seis foram feitos depois que o ex-treinador do Inter assumiu a Gávea. O atleta vem se destacando, mesmo sem um parceiro à altura. Pela Ponte Preta, há um velho conhecido das listas de artilheiros: Roger, com sete gols. Destaque da Macaca de outros campeonatos, nunca conseguiu se firmar quando foi contratado por grandes clubes. Suas passagens pelo Palmeiras e pelo São Paulo foram sem brilho.
PORTUGUESA X CORITIBA
19h30min - Canindé
Bruno Mineiro tem sido o nome da Portuguesa nos últimos jogos. Já tem seis gols na razoável campanha do time de Geninho. O Coritiba está em crise e com o Departamento Médico lotado. Sem Roberto e Éverton Costa, machucados, chegou a improvisar na frente e a colocar garotos do time sub-20. A falta de opções explica um pouco a campanha à beira do rebaixamento.
BAHIA X ATLÉTICO-MG
19h30min - Pituaçu
O Bahia jogou tudo em nome de dois velhos conhecidos: Souza e Júnior. As lesões e o futebol pouco convincente no Brasileirão os deixaram longe do topo da artilharia. O Galo, hoje, não terá Jô, machucado. Ele e Ronadlinho estiveram presentes (fazendo ou dando assistências) em 77% dos gols do Atlético-MG. Danilinho, um dos coadjuvantes do time, tem seis gols.
NÁUTICO X VASCO
19h30min - Aflitos
Outro daqueles jogadores que não se dão bem em clubes da primeira linha, Kieza parece que nasceu com a camiseta do Náutico. Já marcou seis gols. Ao seu lado, Araújo tem o mesmo número de gols e forma uma dupla que garante o Náutico na faixa intermediária da tabela. Pelo Vasco, o contestado Alecsandro, com passagem pelo Inter campeão da América de 2010, é responsável por nove gols, um terço do total da equipe.
CRUZEIRO X BOTAFOGO
22h - Independência
Ele não é mais titular, mas segue brigando pelo título de goleador do campeonato. Wellington Paulista tem entrado em praticamente todos os jogos e marcado. São nove gols, dois a mais do que Borges, titular absoluto. Alerta ao Botafogo, já que a dupla pode sair jogando hoje.
Desde a saída de Loco Abreu para o Figueirense, o time carioca não tem um centroavante fixo, distribuindo seus gols entre meias como Seedorf, Andrezinho e Elkeson, que joga com a 9.
FIGUEIRENSE X CORINTHIANS
22h - Orlando Scarpelli
O clube catarinense já fala em decepção com Loco Abreu, buscado para ser o artilheiro. Menos mal que no fundo do vestiário recuperou o ex-gremista Aloísio, autor de seis gols. Mesmo assim, é o lanterna da competição. O Corinthians foi campeão da América sem centroavante. Apesar de atuar com o talismã Romarinho, o time tem feito seus gols com Emerson (que não joga hoje), meias e até com zagueiros.