A janela de transferências para a Europa abre apenas no dia 1º de agosto, mas já movimenta o mercado gaúcho e traz efeitos na rotina da dupla Gre-Nal. Apesar das especulações sobre possíveis transferências, a tensão do torcedor deve cair por terra. A tendência é de que Grêmio e Inter não somem prejuízos em campo com a janela.
Boa notícia para gremistas e colorados, que viram expoentes das equipes de 2010 deixarem Porto Alegre em janeiro. Jonas e Giuliano são os exemplos mais destacados. A garantia de uma janela sem desfalques parte dos próprios clubes, que afirmam estarem preparados para o período de mudanças.
> Alvos da janela e os interessados
Adilson (Olympique de Marselha)
Lauro (Galatasaray)
Leandro Damião (Tottenham)
Mário Fernandes (Porto)
Neuton (Udinese)
Oscar (Barcelona)
Victor (Galatasaray)
De longe o jogador mais cobiçado do Estado este ano, Leandro Damião estava muito perto de se transferir para o Tottenham ainda em meio ao Brasileirão. O presidente do Inter, Giovanni Luigi, agiu rápido. Propôs um novo contrato ao centroavante até meados de 2016, com alta valorização salarial, e deve conseguir segurar o jovem até dezembro.
A novidade chegou rápido aos ouvidos ingleses e pareceu ter surtido efeito. Jornais locais acreditam que Damião estaria mais longe do Tottenham com a providência da direção colorada. Antes mesmo do anúncio da renovação, Luigi externava preocupação com a janela de agosto.
- Sabemos que o futebol brasileiro é deficitário e que essa janela paga mais que a de janeiro.
A proximidade da janela europeia sacudiu os bastidores do Olímpico nesta terça-feira. Enquanto a delegação rumava a Minas Gerais para enfrentar o Cruzeiro, surgiu a notícia de que Neuton estava sendo negociado com o Udinese, da Itália, por dois milhões de euros - cabe ao Grêmio 55% deste valor. Na chegada à capital mineira, o vice-presidente de futebol Antônio Vicente Martins confirmou a existência da negociação e que ela "está bem adiantada". No entanto, falta de garantias financeiras esfriaram o negócio.
De acordo com o assessor de futebol César Cidade Dias, essa possível transferência de Neuton para o futebol italiano seria uma questão pontual. Deve ser a única perda do Grêmio para a janela de agosto. O dirigente acredita que o clube está "bem preparado" para o eventual assédio de equipes do Velho Continente.
- Não temos nenhuma preocupação (com a janela). Criou-se um planejamento para isso, e ele não vai mudar - garantiu, minutos após desembarcar em Belo Horizonte.
Notícia
Janela discreta: dupla Gre-Nal não se assusta com assédio europeu em agosto
No Inter, Damião deve ficar até dezembro; já no Grêmio, Neuton é o único com chances de sair
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: