Gabriel Bortoleto vai estrear na Fórmula 1 em 2025 pela Sauber. Este será o último ano da escuderia suíça na categoria, que está desde 1993, com nomenclaturas diversas, parcerias com marcas e equipes distintas ao longo do tempo. Em 2026, com a troca de regulamento da F1, a Audi assumirá o controle após comprar grande parte das ações da Sauber.
Atualmente, a equipe se chama Stake F1 Team Kick Sauber, com os nomes dos patrocinadores ditando as cores — verde e preto — dos carros e uniformes. Isso permanecerá até 2025.
Antes disso, a parceria era com a Alfa Romeo, que durou de 2019 a 2023. Na temporada 2022 foi anunciada a compra da Sauber pela Audi. A partir de 2026, a equipe suíça deixará a F1 e a alemã será a nova equipe de fábrica, com direito a fabricação de motores.
Com isso, em 2025 será o último ano de parceria com a Ferrari, que cedia as unidades de potência desde 2018. Apesar de ter bastante história na categoria, a Sauber nunca foi considerada uma equipe de ponta, sendo responsável por preparar pilotos jovens para escuderias mais fortes. Charles Leclerc, da Ferrari, foi um exemplo de piloto que passou pela equipe, na época com nome Alfa Romeo, antes de chegar ao topo.
Contudo, com a chegada da Audi na categoria, a expectativa é de uma equipe mais independente e que possa brigar por coisas maiores na F1.
Expectativa para 2025
Para o torcedor brasileiro que está ansioso por ver novamente um piloto na Fórmula 1, as expectativas nos primeiros anos devem ser baixas. A Sauber é a pior equipe da temporada 2024, sem pontuar em nenhuma etapa até o momento. A tendência é que isso siga em 2025, com Bortoleto em um dos assentos.
— Não vai ser fácil. Não vou chegar na F1 ganhando corrida ou ganhando campeonato. Não temos como saber se vai acontecer. Mas vou mostrar garra na pista, não serei mole — declarou o brasileiro após ser anunciado.
A equipe suíça teve algumas dificuldades após a venda para a Audi. Contratações de engenheiros demoraram a acontecer, o que atrasou o desenvolvimento do carro. O foco será total em 2026, para chegar na F1 para competir e fazer valer o alto investimento em estrutura e tecnologia.
Bortoleto chega como promessa e um talento a ser lapidado. Ao seu lado, o experiente alemão Nico Hulkenberg, 37 anos, com mais de 227 provas disputadas na F1, será o outro piloto no último ano de Sauber e no início da era Audi na categoria.