Lewis Hamilton, da Mercedes, foi declarado vencedor do Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1 depois que seu companheiro de equipe George Russell, que cruzou a linha de chegada em primeiro, foi desclassificado. O motivo foi porque seu carro não atingiu o peso mínimo exigido pelo regulamento após uma inspeção anunciada pela direção da prova neste domingo.
O britânico violou o artigo 4.1 do código de regulamentos técnicos da Federação Internacional de Automobilismo (Fia), tendo o seu carro sido verificado com um peso "inferior ao peso mínimo exigido (798 kg)", segundo um documento oficial consultado pela AFP.
— De partir o coração. Chegamos 1,5 kg abaixo do peso e fomos desclassificados da corrida. Deixamos tudo na pista hoje e tenho orgulho de ter cruzado a linha em primeiro. Haverá mais pela frente — disse Russell.
Com essa decisão, seu companheiro de equipe Lewis Hamilton, que havia terminado a prova em segundo, ganhou uma posição e conquistou assim seu 105º GP de F1 na carreira.
O australiano Oscar Piastri da McLaren, vencedor do Grande Prêmio da Hungria no fim de semana passado, ficou em segundo e a Ferrari de Charles Leclerc em terceiro.
O atual líder do Mundial de Pilotos, Max Verstappen, subiu uma posição e chegou em quarto lugar na 14ª etapa do campeonato, seguido por Lando Norris. A outra Ferrari, a do espanhol Carlos Sainz, terminou em sexto. Atrás dele ficou o mexicano da Red Bull Sergio Pérez e em oitavo o espanhol Fernando Alonso da Aston Martin.
Sergio Pérez com futuro incerto
Verstappen lidera o Mundial com uma vantagem confortável de 78 pontos sobre Norris. Porém, na classificação de construtores a Red Bull voltou a perder terreno para a McLaren e a distância entre as duas equipes foi reduzida para 42 pontos: o segundo piloto da Red Bull, Sergio Pérez, só conseguiu ser oitavo neste domingo.
O futuro do mexicano, oficialmente na escuderia austríaca até 2026, poderá ser reavaliado durante a pausa de julho/agosto. Segundo a mídia especializada, uma reunião com dirigentes da Red Bull poderá ocorrer nesta segunda-feira.
A Fórmula 1 faz uma pausa até a próxima corrida, que será só no dia 25 de agosto: o Grande Prêmio da Holanda, em Zandvoort.
Classificação final do GP da Bélgica de Fórmula 1
- Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
- Oscar Piastri (AUS/McLaren-Mercedes)
- Charles Leclerc (MON/Ferrari)
- Max Verstappen (HOL/Red Bull)
- Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes)
- Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari)
- Sergio Pérez (MEX/Red Bull)
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin-Mercedes)
- Estéban Ocon (FRA/Alpine-Renault)
- Daniel Ricciardo (AUS/Racing Bulls-Red Bull)
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes)
- Alexander Albon (TAI/Williams-Mercedes)
- Pierre Gasly (FRA/Alpine-Renault)
- Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)
- Valtteri Bottas (FIN/Sauber-Ferrari)
- Yuki Tsunoda (JPN/Racing Bulls-Red Bull)
- Logan Sargeant (EUA/Williams-Mercedes)
- Nico Hülkenberg (ALE/Haas-Ferrari)
- George Russell (GBR/Mercedes) - desclassificado