A corrida 1 da 11ª etapa da Stock Car, em Goiânia, prometia muito com líder e vice-líder do campeonato largando das duas primeiras posições. A promessa foi cumprida: em uma ótima prova, Ricardo Zonta, da Shell Motorsport, passou os dois primeiros e conquistou uma ótima vitória. Diego Nunes conseguiu seu melhor resultado do ano com o segundo posto pela Full Time Bassani. E Felipe Fraga, que largou em segundo, terminou em terceiro — mas à frente de Serra, depois de uma belíssima disputa pelo lugar no pódio.
Os três primeiros colocados seguiram nas mesmas posições na largada. Serra partiu melhor do que Fraga e sempre conseguiu manter uma vantagem segura. O segundo colocado, por sua vez, era pressionado por Ricardo Zonta, que conseguiu a ultrapassagem na sexta volta. Com um carro muito veloz da Shell Racing, o paranaense encostou em Serra e passou a disputar a liderança.
Um pouco mais atrás, o destaque era Nelsinho Piquet. Vivendo um primeiro ano fraco de resultados, o piloto da Full Time Bassani largou em sexto e conseguiu levar a melhor em uma disputa com Marcos Gomes, subindo para quinto e mantendo a posição com boa folga para a concorrência.
Zonta teve, em três voltas diferentes a partir da nona, a chance de assumir o primeiro lugar de Serra. Mas, nas três vezes, o atual campeão se defendeu com maestria na reta. Melhor ainda para Daniel: Fraga, em terceiro, era ameaçado por Diego Nunes, colega de Nelsinho na Full Time Bassani, em seu melhor desempenho do ano. Já Piquet perdeu o quinto lugar para Gabriel Casagrande na 15ª volta e, depois caiu para sétimo, ultrapassado por Rubens Barrichello no giro seguinte.
A janela de pit stops abriu na 17ª volta. E Serra, desta vez, sofreu do mesmo veneno que atingiu Fraga na etapa passada, em Londrina. O líder da prova e da temporada saiu dos boxes atrás de Diego Nunes, o quarto antes de parar. Com isso, Zonta também conseguiu voltar à frente de Serra — assim como Fraga, que saiu dos pit stops justo na frente do seu concorrente ao título.
Felipe manteve a vantagem sobre Serra até três minutos para o fim da corrida. Na 26ª volta, Daniel começou o ataque sobre Fraga e, logo na curva seguinte, conseguiu a ultrapassagem por fora. Só que, na logo depois, o vice-líder passou o líder do campeonato. Com duas voltas para o fim, os dois continuaram com a troca de posições. Daniel retomou o posto no pódio no penúltimo giro, mas sofreu o contra-ataque em uma manobra perfeita de Felipe na curva 1 da última volta. Assim, a vitória de Zonta, em uma pilotagem brilhante, teve um ótimo Diego Nunes em segundo e Fraga, em uma defesa até o último metro, em terceiro, resultado que diminuiu a distância na briga pelo título.
O gaúcho Cesar Ramos conseguiu chegar em 10º, ultrapassando Felipe Lapenna e Rafael Suzuki, e vai largar na pole na prova 2, pela primeira vez com o carro da Blau Motorsport.
*O repórter viajou a convite da Stock Car.