Maurizio Arrivabene, chefe de equipe da Ferrari, disse que a maior ameaça à Fórmula-1 no futuro será dos videogames. O dirigente acredita que as pessoas estarão cada vez mais entretidas em corridas virtuais em vez de corridas reais.
Os eSports da F-1 foram lançados no ano passado e tiveram sucesso, com números altos de sintonia para assistir os melhores pilotos de simuladores competirem roda a roda. A disputa se repete mais uma vez neste ano, e Arrivabene diz que a F-1 precisa conferir esta dinâmica.
– Nossos concorrentes hoje, e esta é minha opinião pessoal, são os PlayStations. Se você olhar para o Gran Turismo, provavelmente precisamos mudar nossa opinião e focar nossa atenção em nossos concorrentes – afirmou o italiano ao site Motorsport.
Arrivabene explicou sua colocação e disse que a F-1 precisa se tornar "mais interessante" para vencer essa concorrência.
– Hoje temos uma ampla oferta de entretenimento e precisamos olhar para tudo, não apenas certos esportes ou tentando equalizar tudo. O PlayStation é nosso concorrente? Na minha opinião, sim. O que você tem que fazer para vencer as PlayStations? Algo que seja mais interessante, provavelmente. Não é uma resposta detalhada para a pergunta. Mas precisamos direcionar nossa atenção para a indústria do entretenimento. E hoje o que eles oferecem é maior do que muitos anos atrás – acrescentou.
Arrivabene afirmou também que a Fórmula 1 está sofrendo uma grande queda de popularidade, quando comparada aos anos passados:
– Precisamos ser honestos conosco mesmos. Como está o nível de interesse na F-1 em relação ao ontem? Você precisa perguntar por que outros esportes, e deixe-me sublinhar o futebol, ainda têm grandes números, mesmo que às vezes enfrentem crise. Como você pode dizer ao Real Madrid 'Sinto muito, se você jogar com o time pequeno, não jogue com seu melhor time, jogue com seu time de tamanho médio'. Vamos lá, é ridículo – completou.