A segunda passagem da Stock Car pelo Velo Città, no interior de São Paulo, repetiu os mesmos vencedores do ano passado. Se Felipe Fraga guiou com maestria para faturar a corrida 1, Átila Abreu foi o mais veloz na prova 2 da nona etapa do campeonato 2018, neste domingo (23).
Quem também comemorou muito, além do piloto do carro 51 da Shell Racing, foi Daniel Serra. O líder do campeonato conseguiu retomar parte da vantagem perdida no início do dia com um ótimo segundo lugar, enquanto Felipe Fraga, vice-líder do campeonato, foi apenas o sexto.
Na corrida 2, Cacá Bueno nem mesmo chegou a alinhar seu carro no grid, devido a uma pane sofrida logo depois do fim da prova principal. Com isso, o oitavo posto da grade ficou vago — e o pentacampeão só deixou os boxes no fim da primeira volta. Depois, na hora de o pelotão partir atrás do safety car, Felipe Lapenna, que partiria em primeiro com o carro 110 da Cavaleiro Sports, ficou parado e não conseguiu largar.
Assim que o carro de segurança saiu da pista, Ricardo Zonta pulou para a liderança e logo abriu vantagem sobre Nelsinho Piquet, muito bem em segundo após conseguir seu melhor resultado no ano de estreia com o sétimo posto na prova 1 a bordo do #33 da Full Time Sports. Átila caiu para terceiro, enquanto Daniel Serra pulou para sexto e Felipe Fraga, para nono.
O dono do carro 51 da Shell Racing, no entanto, conseguiu retomar a segunda posição logo na terceira volta. Nelsinho também perdeu o terceiro lugar para Lucas Di Grassi na quarta volta. Mais atrás, Cacá foi excluído da prova por não ter seu carro verificado pelos comissários, o que gerou muitas críticas do piloto ao chegar aos boxes.
Na oitava volta, a bandeira amarela foi acionada pela primeira vez no final de semana. Bia Figueiredo, da Ipiranga Racing, tentou ultrapassar Galid Osman pela 18ª posição, mas errou o ponto, pisou na grama, rodou e acertou Gabriel Casagrande, da Vogel Motorsport. Os dois foram parar no muro, e o safety car entrou na pista.
As posições na frente foram mantidas na relargada, mas Nelsinho encostou em Di Grassi — que se aproximou de Átila —, e os três protagonizaram uma bela disputa pelo segundo lugar. Na 13ª volta, Serra passou Nelsinho e assumiu o quarto lugar, enquanto Fraga seguia em sétimo, resultado que ajudava o líder do campeonato a retomar parte da vantagem perdida após a vitória de Felipe na bateria inicial.
Mais uma vez, as paradas nos boxes mexeram na disputa pela vitória. Di Grassi, que vinha em terceiro, perdeu muito tempo no seu pit stop devido a um erro da equipe Prati-Donaduzzi, que colocou o carro de Antonio Pizzonia muito perto do carro 11 da Hero Motorsport. Com isso, Lucas precisou voltar um pouco para poder sair dos boxes. Mais à frente, Átila Abreu ultrapassou Ricardo Zonta e assumiu a liderança.
Quem se deu bem com o problema de Di Grassi foi Serra, que encerrou a janela de pit stops em terceiro. E Fraga, por sua vez, seguiu em sétimo, sem conseguir se aproximar da disputa mais à frente. Ele só passou Thiago Camilo e subiu para sexto na 21ª volta, a cinco minutos do fim. Na mesma hora, Daniel tentou o segundo lugar, mas Ricardo Zonta se defendeu bem — e Rubens Barrichello se aproveitou para encostar no líder do campeonato.
Só que ele não conseguiu. E Serra, em uma belíssima manobra, passou Zonta na última volta para subir para segundo, trazendo Barrichello junto no embalo. Átila confirmou a vitória e teve a companhia de Daniel e Rubens no pódio. Com o resultado, Serra abriu 17 pontos de vantagem sobre Fraga, após começar o final de semana apenas 12 à frente.
A Stock Car volta às pistas no dia 21 de outubro, com a 10ª etapa. Originalmente marcada para Tarumã, a prova foi transferida pela CBA para Londrina devido a problemas de segurança no autódromo gaúcho.
*O repórter viajou a convite da Stock Car