O finlandês Valtteri Bottas superou seu companheiro de equipe na Mercedes, Lewis Hamilton, para conquistar sua quarta pole-position da temporada, e a segunda consecutiva, para o GP de Abu Dhabi, etapa que marca o encerramento do ano, com Sebastian Vettel, da Ferrari, em terceiro. O treino classificatório aconteceu na manhã deste sábado (25), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Bottas e Hamilton ficaram próximos durante todo o treino classificatório nas condições crepusculares de Yas Marina, separados por 35 milésimos no Q1, em favor do finlandês, e 80 milésimos no Q2, para o lado do britânico.
Bottas conseguiu assumir a liderança logo no começo do Q3 com um tempo de 1:36.231, a volta mais rápida da história do circuito, enquanto Hamilton respondeu com 1:36.403, uma diferença de 0.172s.
O finlandês da Mercedes não conseguiu melhorar nos dois primeiros setores em sua última volta e decidiu abortá-la, enquanto seu companheiro estava cabeça a cabeça com Bottas ao iniciar o seu último setor.
No entanto, Hamilton errou na última seção e não melhorou, assegurando que a pole ficasse com Bottas, enquanto a Mercedes garantiu confortavelmente a primeira fila do grid.
Vettel terminou meio segundo atrás de Bottas na terceira posição, enquanto Daniel Ricciardo, da Red Bull, separou os dois pilotos da Ferrari pela quarta posição, mantendo sua boa forma em treinos classificatórios em Yas Marina.
Max Verstappen, companheiro de Ricciardo, ficou em um pouco comum sexto lugar, mais de três décimos atrás do rival mais próximo Raikkonen, com uma vantagem tipicamente grande para o pelotão intermediário, liderado por Nico Hulkenberg, da Renault.
A dupla da Force India, formada por Sergio Perez e Esteban Ocon, concluiu seu treino classificatório com outro duelo apertado, com o mexicano superando seu companheiro por apenas 23 milésimos.