O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) conquistou neste domingo o Grande Prêmio de Fórmula 1 da Espanha, em Barcelona, sua segunda vitória nesta temporada, chegando logo à frente de seu maior adversário pelo título, o alemão Sebastian Vettel (Ferrari).
O australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) completou o pódio, enquanto os dois finlandês Valterri Bottas e Kimi Raikkonen, companheiros de Hamilton e Vettel na Mercedes e na Ferrari, respectivamente, tiveram que abandonar a prova.
Vettel, apesar da segunda colocação, se mantém na liderança do Mundial de Pilotos com seis pontos de vantagem sobre Hamilton, que conquistou neste domingo sua segunda vitória na temporada, após o GP da China, cruzando a linha de chegada por pouco mais de três segundos antes do rival alemão.
– Foi um ótimo fim de semana e voltar ao primeiro lugar assim, depois do resultado na Rússia (onde ficou fora do pódio) é muito bom – comemorou o tricampeão do mundo britânico.
Leia mais:
Hamilton conquista pole do GP da Espanha de Fórmula-1
Hamilton volta a liderar no segundo treino livre na Espanha
Hamilton lidera dobradinha da Mercedes em primeiro treino livre na Espanha
– Ele ganhou sem discussão, apesar de eu não poder estar satisfeito com este resultado – reconheceu Vettel, que esteve no pódio em todas as corridas nesta temporada.
Largada acidentada
A largada do GP de Barcelona foi repleta de emoções e acidentes. Hamilton, que largou da pole position, foi ultrapassado logo na primeira curva por Vettel, enquanto Raikkonen se chocou com a Red Bull do holandês Max Verstappen, vencedor da prova no ano passado, e ambos precisaram abandonar.
Depois de tomar a dianteira na largada, Vettel dominou a maior parte da corrida. A 22 voltas para o fim da corrida, Hamilton, com uma estratégia de escolha de pneus diferente, conseguiu superar o alemão, numa reta em que os dois carros chegaram a encostar os pneus, e não largou mais o primeiro lugar.
O espanhol Fernando Alonso (McLaren), que largou da sétima posição, conseguiu terminar uma corrida pela primeira vez na temporada, chegando na 12ª colocação.
Alonso chegou a cair até o 17º lugar, após um choque na Williams do brasileiro Felipe Massa, mas conseguiu se recuperar.
Já Massa teve uma tarde difícil em Barcelona. Depois de largar da 9ª posição, o brasileiro se chocou com Alonso e, em seguida, com o belga Stefan Vandoorne (McLaren), o que o obrigou a fazer uma corrida de recuperação. No fim, precisou se contentar com um 13º lugar.
Confira a classificação do GP da Espanha de F1:
1. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes), 1h35:56.497
2. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), 3.490
3. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-TAG Heuer), 1:15.820
4. Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes), + 1 volta
5. Esteban Ocon (FRA/Force India-Mercedes), + 1 volta
6. Nico Hülkenberg (ALE/Renault), + 1 volta
7. Carlos Sainz Jr (ESP/Toro Rosso-Renault), + 1 volta
8. Pascal Wehrlein (ALE/Sauber-Ferrari), + 1 volta
9. Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso-Renault), + 1 volta
10. Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari), + 1 volta
11. Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari), + 2 voltas
12. Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda), + 2 voltas
13. Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes), + 2 voltas
14. Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari), + 2 voltas
15. Jolyon Palmer (GBR/Renault), + 2 voltas
16. Lance Stroll (CAN/Williams-Mercedes), + 2 tours