O britânico Lewis Hamilton (Mercedes), atual bicampeão do mundo de Fórmula 1, conquistou neste sábado, no GP da Espanha, em Barcelona, sua terceira pole position da temporada. O alemão Sebastian Vettel (Ferrari), líder do Mundial de Pilotos, largará da segunda colocação, logo à frente dos finlandeses Valtteri Bottas (Mercedes) e Kimi Raikkonen (Ferrari).
Hamilton, que assinou a quarta pole da Mercedes em cinco corridas em 2017, parecia aliviado ao sair do carro, após o treino classificatório. De fato, o tricampeão do mundo precisa de um bom resultado na Espanha, depois de ficar de fora do pódio no GP da Rússia, há duas semanas.
– Minha primeira volta no Q3 foi muito boa, a última um pouco menos, mas estou orgulhoso de ter conseguido ficar com a pole – explicou o britânico, que se aproximou a uma pole do recorde histórico de seu ídolo, o brasileiro Ayrton Senna (64 contra 65).
Leia mais
Vettel desperta interesse da Mercedes para 2018
Bottas sobre temporada na F-1: "Pneus não decidirão o título"
Diretor da Williams: "Massa é o melhor tutor que Stroll poderia ter"
Vettel, líder do Mundial de Pilotos com 13 pontos de vantagem sobre Hamilton, pôde se considerar satisfeito com o segundo lugar em Barcelona, já que foi obrigado a usar um terceiro motor neste início de temporada após problemas no carro. Os mecânicos da Ferrari descobriram um vazamento de água no bloco propulsor do carro do tetracampeão mundial e, ao invés de consertar o estrago, optaram pela troca completa do motor.
– A equipe fez um trabalho fantástico, não sei como fizeram para permitir que eu participasse dos treinos – declarou Vettel.
– Estou muito satisfeito com a performance do carro hoje, quando não foi o caso ontem (sexta) – continuou o alemão.
O brasileiro Felipe Massa, da Williams, teve performance abaixo do esperado no Q3 e teve que se contentar com a 9ª colocação no grid de largada.
A surpresa do dia foi a 7ª colocação conquistada pelo espanhol Fernando Alonso, que vem sofrendo nesta temporada com um carro ruim na McLaren. Daqui a duas semanas, Alonso disputará as 500 milhas de Indianapolis.
–Talvez os treinos no circuito oval me ensinaram a ir mais rápido nas retas – brincou o bicampeão do mundo.
Grid de largada do GP da Espanha de F1:
Q3:
1. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) 1:19.149
(média de velocidade: 211,727 km/h)
2. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) 1:19.200
3. Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) 1:19.373
4. Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari) 1:19.439
5. Max Verstappen (HOL/Red Bull-TAG Heuer) 1:19.706
6. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-TAG Heuer) 1:20.175
7. Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) 1:21.048
8. Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 1:21.070
9. Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 1:21.232
10. Esteban Ocon (FRA/Force India-Mercedes) 1:21.272