Momento mais aguardado deste início de ano na Fórmula-1, o anúncio do substituto do campeão aposentado Nico Rosberg na Mercedes será no dia 23 de janeiro. Segundo o jornal espanhol AS, nesta data o time alemão anunciará Valtteri Bottas, da Williams, como companheiro de Lewis Hamilton em 2017.
Apesar do acerto, segundo a reportagem, o nome do finlandês não foi consenso. Ele deve receber cerca de 6 milhões de euros por ano – o equivalente a aproximadamente R$ 20 milhões. Conforme a publicação, a definição da data é simbólica para a Mercedes, que a escolheu por ser exatamente um mês antes do lançamento do carro, batizado de W08.
Leia mais:
Manor entra em concordata e pode ficar de fora da Fórmula-1
Sauber escolhe Wehrlein para substituir Nasr na F-1 em 2017
Conheça os motivos que seduzem Massa a se desaposentar da F-1
Se Bottas for mesmo confirmado, a expectativa é de que, talvez até no mesmo dia, a Williams confirme o retorno do brasileiro Felipe Massa à F-1. Diante da saída do finlandês, o brasileiro foi contatado, já que a escuderia busca um piloto experiente para fazer parceria com o novato Lance Stroll, de 18 anos, que estreará em 2017.
A liberação de Bottas também deve trazer benefícios financeiros a Williams, como o fornecimento de motores Mercedes sem custo. Outro trunfo é a transferência de Paddy Lowe, atual diretor-técnico da Mercedes, para a escuderia inglesa. No lugar dele, o time alemão, segundo o AS, deve trazer James Allison, ex-Ferrari.