Passadas duas temporadas de seu retorno à Fórmula-1, em parceria exclusiva com a McLaren, a Honda planeja ampliar a sua participação na categoria. A meta, a partir de 2018, é não só manter o contrato com a tradicional escuderia britânica como fornecer motores para outras equipes.
Segundo o site Grande Prêmio, a Sauber seria o primeiro time em negociação. O motivo seria a limitação contratual imposta por outras equipes, como Red Bull e Toro Rosso (Renault), Williams e Force India (Mercedes) e Haas (Ferrari) – além destas, Mercedes, Ferrari e Renault correm com motor de fábrica.
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A expansão também passa, no entanto, pelo aval da própria McLaren, que já teria demonstrado interesse na exclusividade. Mas, recentemente, o diretor-esportivo da Honda, Yusuke Hasegawa reiterou a pressa em firmar o acordo, já que o contrato para o próximo ano precisa ser firmado até 28 de maio.
A Honda voltou à F-1 com a expectativa de repetir o sucesso do fim dos anos 1980 e início dos 1990, quando enfileirou cinco títulos consecutivos com Williams (1987) e McLaren (1988, 1989, 1990 e 1991). Desde que retornou, em 2015, o melhor resultado foi um 5º lugar – três vezes, com Fernando Alonso.