O piloto britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, largará da pole position no domingo no Grande Prêmio de Fórmula 1, após voar baixo e garantir o melhor tempo no circuito de Monza, onde já venceu três vezes na carreira.
Vencedor em Monza em 2012, 2014 e 2015, Hamilton terminou o treino classificatório com a volta mais rápida de 1 minuto 21 segundos e 135 centésimos, meio segundo mais rápido que o companheiro de Mercedes, o alemão Nico Rosberg.
Leia mais:
Hamilton responde e fecha a sexta-feira na frente de Rosberg
Rosberg começa bem e lidera primeiro treino em Monza
Trata-se da 56ª pole position de Hamilton na F1, cinco delas no autódromo italiano, como as lendas Juan Manuel Fangio e Ayrton Senna. Neste sábado, o piloto britânico sempre esteve mais rápido que os adversário e era o grande favorito a largar na primeira colocação.
– Não fui rápido o suficiente – lamentou Rosberg.
Mesmo assim, o alemão largará na segunda colocação, à frente das 'donas da casa' Ferraris do compatriota Sebastian Vettel e do finlandês Kimi Raikkonen. A surpresa do dia foi a 5ª colocação do também finlandês Valtteri Botta, da Williams.
O brasileiro Felipe Massa, que anunciou a aposentadoria ao fim desta temporada, não se classificou ao Q3 e largará da 11ª colocação, enquanto Felipe Nasr, da Sauber, fez apenas o 18º melhor tempo.