A queda de desempenho da Williams desde o começo de temporada coloca em risco a permanência de Felipe Massa na Fórmula-1. O contrato do veterano brasileiro com a equipe se encerra ao final de 2016 – e os maus resultados nas últimas provas não indicam que a escuderia inglesa negocie sua sequência. Massa, também, dá sinais de que busca outro carro para guiar no Mundial do ano que vem, no que provavelmente será o seu último contrato na categoria. Para conseguir isso, o GP da Bélgica, neste domingo, às 9h, é essencial para mostrar sua capacidade.
O circuito de Spa-Francorchamps é um dos preferidos dos pilotos e dos fãs: a alta velocidade, o traçado sinuoso e as curvas rápidas e famosas – casos da Eau Rouge e da Blanchimont – fazem com que a prova seja aguardada com ansiedade. Massa tem resultados regulares na pista belga, que deveria, em tese, favorecer o carro da Williams, talhado para as pistas mais velozes. Os problemas ingleses, no entanto, não sugerem isso, e tanto Massa quanto Valteri Bottas têm sofrido com o rendimento do FW38, cada vez mais distante do pelotão que briga pelos pontos.
As chances do brasileiro residem na Renault. A equipe da montadora francesa – que voltou à F-1 nesta temporada, após anos trabalhando apenas com o fornecimento de motores – não tem aprovado as performances de Kevin Magnussen e Jolyon Palmer, e Massa seria a pessoa indicada a comandar uma retomada. Mais ou menos o mesmo papel que executou na Williams quando da sua chegada, em 2014. E que pode significar a sua continuação para mais uma temporada na categoria.
Na frente, Nico Rosberg terá a melhor chance do ano de recuperar a liderança do Mundial de Pilotos. Ou, pelo menos, encostar em Lewis Hamilton. O tricampeão assumiu a liderança no GP da Hungria, mas terá de largar no final do grid na Bélgica por conta de uma série de punições, já que a Mercedes mudou diversos componentes do motor do inglês, ultrapassando o limite do regulamento. Rosberg fica na obrigação de vencer – e de torcer por uma má jornada do seu colega de time.
GP DA BÉLGICA
Circuito de Spa-Francorchamps
44 voltas
Treino de classificação
Sábado – 9h – SporTV
Corrida
Domingo – 9h – RBS TV