Jack Miller, da Marc VDS, conquistou uma vitória surpreendente no GP da Holanda de MotoGP, neste domingo, durante uma corrida cheia de reviravoltas na pista molhada de Assen, apesar de ter largado da 18ª posição no grid. O australiano ficou longe de problemas durante as duas partes da corrida para conquistar a sua primeira vitória e também da sua equipe na classe principal, terminando uma espera de 10 anos para uma equipe independente vencer.
O melhor resultado de Miller até então na MotoGP havia sido um 10º lugar, que ele conquistou na etapa anterior na Catalunha, mas agora conquistou a vitória na sua 25ª largada na classe principal. Marc Marquez, da Honda, estendeu sua liderança no campeonato para 24 pontos ao assegurar a segunda posição enquanto Scott Redding, da Pramac, foi terceiro. Valentino Rossi abandonou, enquanto Jorge Lorenzo teve uma apresentação abaixo do seu normal e ficou apenas na 10ª posição.
Uma pancada de chuva antes da corrida fez com que os pilotos largassem com pneus de chuva e foi Redding quem tirou a vantagem do pole-position Andrea Dovizioso, antes de espalhar na primeira curva. Isto deixou Rossi na liderança, mas logo ele ficou sob pressão de Dovizioso e de Yonny Hernandez, da Aspar.
Hernandez largou da sexta posição, mas subiu para terceiro e ultrapassou Dovizioso e Rossi em voltas sucessivas para conquistar uma surpreendente liderança. O colombiano abriu uma vantagem de dois segundos enquanto o circuito começou a secar, antes de mais chuva forte cair sobre o circuito. Ele manteve uma vantagem, mas caiu na Curva 1 e foi para o fim do pelotão, promovendo Dovizioso para a liderança.
O aumento da intensidade da chuva ajudou a dupla da Pramac, Danilo Petrucci e Redding, que alcançaram Dovizioso e Rossi na frente. Petrucci ultrapassou Dovizioso pela liderança, mas ao conseguir o feito a chuva tornou-se torrencial e a direção de prova decidiu interromper a prova.
Durante o processo de relargada, os oficiais confirmaram uma nova corrida de 12 voltas, com os resultados sendo considerados até a volta antes da parada. Isto fez com que Dovizioso relargasse da pole-position, à frente de Petrucci e Rossi, depois de um período de 30 minutos de bandeira vermelha. Marquez forçou seu caminho até a liderança na primeira curva, mas Dovizioso permaneceu à frente na saída da curva, antes de ser deposto por Rossi mais tarde naquela volta.
Petrucci, que caiu para quinto, saiu da disputa quando sua moto simplesmente parou, enquanto Dovizioso acabou sofrendo uma forte queda e deixou caminho livre para Rossi, que abriu vantagem de dois segundos na liderança sobre Marquez antes de cair na Curva 10, escorregando para a brita e abandonando.
Marquez logo ficou sob a pressão de Miller, que lutou para subir para oitavo na primeira parte da corrida antes de subir para quarto na segunda largada. O australiano mergulhou por dentro de Marquez na última curva para conquistar a liderança e rapidamente construiu uma vantagem de mais de um segundo.
Miller manteve-se tranquilo durante o restante da corrida para conquistar uma vitória incrível, enquanto Marquez terminou em segundo para ampliar sua vantagem na liderança do campeonato, agora 24 pontos à frente de Lorenzo e 42 de Rossi. Redding perdeu posições na relargada, mas recuperou-se para completar o pódio, com o britânico tendo ultrapassado Pol Espargaró, da Tech 3, já nas voltas finais.
*LANCEPRESS